Coimbra

Coimbra Imaterial reuniu sabores e saberes com futuro no Convento São Francisco (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-11-2022

Uma conversa sobre o património cultural imaterial de Coimbra, uma degustação comentada de doçaria conventual conimbricense acompanhada de um copo de licor, vinho ou cerveja, poesia recitada pelo ator André Gago e um cine concerto de música tradicional com releitura contemporânea foi o que reuniu o evento Coimbra Imaterial, no Convento São Francisco, este domingo, 13 de novembro.

PUBLICIDADE

Se gosta de ovos, açúcar, gila e amêndoa, Coimbra é o local ideal para degustar toda a junção destes ingredientes tão doces. O evento juntou bolos como o Pastel de Santa Clara, Rosas da Rainha, Pudim das Clarissas, Laranjais de Coimbra, Manjar Branco, Arrufada, Arroz Doce de Coimbra, Queijadas, Biscoitos Académicos e Crúzios.

Quanto às bebidas marcou presença o licor Lágrima do Mondego, a cerveja Topázio, a Onyx e a Citro Sidra da cervejaria Praxis.

PUBLICIDADE

Tecelagem de Almalaguês, Esteiras de Arzila ou Faiança de Coimbra representaram a cidade ao nível do património cultural imaterial.

A Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, em Coimbra, recebeu o ator André Gago e a violoncelista Sandra Martins para um momento de poesia musical. O poeta recitou versos sobre comida onde envolveu doces, vinhos e cerveja ao som do violoncelo.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo do Coimbra Imaterial é conferir às artes e ofícios tradicionais do “saber-fazer” um alcance estratégico. Valorizar e promover, à escala regional, nacional e internacional, produtos inseridos no universo do património cultural imaterial, numa estratégia articulada entre as áreas da cultura e do turismo.

O papel das pessoas no património, os vários tipos de património como o familiar e o alimentar, a coesão territorial, a importância da proteção, qualificação e certificação de um produto regional ou ofício foram temas debatidos numa conversa sobre perspetivas, desafios e prioridades do património imaterial conimbricense.

O debate “Coimbra Imaterial: sabores & saberes com futuro” foi moderado por Bruno Paixão (diretor da Fundação INATEL em Coimbra) e contou com intervenções de Suzana Menezes (diretora regional de Cultura do Centro), de Regina Pinto (coordenadora executiva da CoimbraMaisFuturo), de Paulo Queirós (chef e empresário), de Carmen Soares (docente e investigadora na Universidade de Coimbra), de Ana Soeiro (engenheira agrónoma e diretora executiva da associação QUALIFICA/oriGIn Portugal), e de José Rebola (compositor, multi-instrumentista e professor).

O evento reuniu representantes da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), da Associação de Doceiros de Coimbra (ADC), da Coimbra Mais Futuro e da Fundação INATEL.

Veja o vídeo do NDC do momento de poesia com André Gago e Sandra Martins:

Veja o vídeo do NDC da conversa sobre o património imaterial de Coimbra:

Veja o vídeo do NDC da degustação comentada da doçaria conventual de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE