Coimbra

Coimbra: Árvore ficou sem pinhas “gigantes” e vespas não vão picar mais ninguém! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-08-2021

Os Bombeiros Sapadores de Coimbra procederam hoje à intervenção de retirada das pinhas “gigantes” e da desativação do ninho de vespas asiáticas da árvore da espécie Araucária localizada na Rua Doutor Joaquim Moura Relvas, no Tovim.

PUBLICIDADE

O alerta da existência de um ninho de vespas asiáticas foi dado ontem por funcionários da Câmara Municipal de Coimbra que se dirigiram ao local para retirar as pinhas da árvore mas acabaram por ser picados por vespa asiática quando colocaram as escadas para subir ao topo da árvore.

A queda de uma destas pinhas danificou uma viatura como o Notícias de Coimbra noticiou na segunda-feira. Os moradores temiam que uma destas pinhas acabasse por ferir alguém, uma vez que estas podem chegar a pesar 10 quilos, e a árvore se encontra na proximidade de uma escola.

PUBLICIDADE

O trabalho dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que decorreu na manhã de hoje, consistiu assim na desativação deste ninho e ainda na remoção em segurança das pinhas existentes na árvore.

Os Bombeiros Sapadores de Coimbra adiantaram ao Notícias de Coimbra que à partida não terá ficado nenhuma pinha nesta árvore, e acrescentaram que dentro de uma semana, altura em que o ninho já estará livre de vespas, uma equipa irá proceder à verificação e retirada de eventuais pinhas que ainda possam existir.

PUBLICIDADE

publicidade

Desta forma foi garantida a preservação da árvore e a retirada segura das pinhas, evitando mais prejuízos em viaturas ou que cause ferimentos a alguma pessoa.

Bernardo Barata, morador da Rua Doutor Joaquim Moura Relvas, explica ao NDC que o sentimento é de maior segurança após esta intervenção. Uma maior tranquilidade entre os populares em circular junto a esta Araucária quer pelo perigo que representava quanto às pinhas mas também pela desativação do ninho de vespas asiáticas ali presente.

Fernando Oliveira, o proprietário do carro danificado afirmou ao Notícias de Coimbra que a autarquia assumiu todos os custos dos danos causados à sua viatura na sequência da queda de uma destas pinhas. ”Quero deixar esclarecido que tenho resposta do município sobre o vidro do carro, a Câmara vai efetuar um seguro para a quebra do vidro”, frisou.

Os Bombeiros Sapadores de Coimbra têm ainda registo de outros ninhos de vespa asiática no Tovim, que estarão a ser desativados por uma equipa da corporação.

O Notícias de Coimbra tem tentado desde ontem saber em que estado se encontram os funcionários picados pela vespa asiática mas a Câmara Municipal de Coimbra não presta declarações.

Veja aqui o direto NDC da intervenção dos Bombeiros Sapadores de Coimbra

Veja aqui o direto NDC com Bernardo Barata

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE