Coimbra

“Pinhas gigantes” podem matar em Coimbra! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-08-2021

Na passada sexta-feira, aconteceu um acidente na Rua Doutor Joaquim Moura Relvas, no Tovim em Coimbra, quando uma “pinha gigante”, com quase três quilos, de uma árvore da espécie Araucária, caiu e partiu o vidro traseiro de uma viatura estacionada por baixo do espécime de grande porte. Os moradores temem o pior e “já nem passam por ali” por temerem que um dia alguma pinha caia e os atinja.

PUBLICIDADE

O tamanho das pinhas, que podem chegar a pesar cerca de 10 kilogramas, e da árvore, que pertence a uma espécie que pode atingir os 50 metros de altura, causa grande preocupação aos moradores da rua há muitos anos.

O peso da pinha que danificou o veículo de Fernando Oliveira totaliza 2,800 quilos.

PUBLICIDADE

Os residentes clarificaram que “evitam circular no passeio junto à árvore” e que têm receio principalmente “pela proximidade da escola primária com as duas árvores desta espécie que existem na mesma rua, sendo que “a outra se situa mesmo junto à escola”.

“Temos outra árvore da mesma espécie, junto da escola primária, que tem um passeio no qual as crianças passam. Os moradores já não usam o passeio com medo de alguma pinha cair, porque de facto três quilos em cima de uma pessoa é realmente um estrago enorme”, alerta Fernando Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

O proprietário do veículo danificado, avançou ao NDC que já obteve resposta por parte das entidades responsáveis, e foi informado de que “é a Câmara Municipal que tem ao encargo os Espaços Verdes”, e que por esse motivo a autarquia vai “assumir o prejuízo e pagar os estragos do veículo”.

Fernando Oliveira explicou que, uma vez que se trata apenas do vidro da parte traseira do carro, os prejuízos “não devem exceder cerca de 40 euros”, mas que não sabe ainda quanto tempo vai demorar até a substituição do vidro da viatura.

“É muito perigoso ter uma escola perto de duas árvores deste porte”.

Fernando Oliveira afirmou ter conhecimento de que estiveram dois técnicos da CMC “a tirarem fotografias”, mas explica “que isso já foi feito há dois anos atrás, já foram levadas pinhas com quase cinco quilos à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e ainda nada foi feito”, lamenta.

Os habitantes na área acrescentam que já são recorrentes situações deste género, em que veículos sofreram danos com a queda das “pinhas gigantes”, com Fernando Oliveira a acrescentar “que este acidente já é o terceiro no espaço de aproximadamente meio ano”.

Carlos Feitor, que mora na Rua Doutor Joaquim Moura Relvas, confirmou que situações idênticas já aconteceram e também mostrou preocupação pela proximidade com a escola primária “passam aqui crianças aqui da escola e a gente vai ali a passar e cai uma ou duas pinhas constantemente”, aproveitando para apelar às autoridades responsáveis que solucionem “este perigo”.

A árvore que danificou a viatura de Fernando Oliveira, foi vedada hoje pela autarquia de Coimbra, “devido à colocação de cabos de eletricidade para o prédio novo”.

Carlos Feitor adiantou que durante a manhã de hoje, “estiveram uns senhores da Câmara a tirar fotografias à árvore e foram-se embora”.

As árvores da espécie Araucária produzem pinhas masculinas no outono, que são mais pequenas e pontiagudas, e femininas no verão, de maiores dimensões, que podem chegar aos 10 quilos. Os pinhões são comestíveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE