Coimbra

Catarina Costa em destaque no Mundial de Judo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-09-2018

Está a decorrer em Baku, no Azerbaijão, o Campeonato do Mundo de Seniores. A judoca da Académica Catarina Costa esteve em destaque esta sexta-feira no primeiro dia de prova. A atleta da Briosa fez um percurso de grande nível nos -48 kg, onde viria a ser parada apenas à porta do pódio.

PUBLICIDADE

 

Catarina Costa entrou muito bem ao derrotar a romena Ungureanu por wazari. Na ronda seguinte seguiu-se a belga Jura, que foi batida pela conimbricense pela vantagem máxima ippon.

PUBLICIDADE

Nos oitavos de final a oponente foi a experiente húngara Csernoviczki que conta no seu currículo com um bronze olímpico, bronze no mundial e onze medalhas em europeus onde se incluem dois títulos europeus. Catarina Costa venceu Csernoviczki por ippon, vantagem máxima.

Nos quartos de final seguiu-se a forte mongol Munkhbat, campeã do mundo em 2013 e vice campeã do mundo em 2017. Num combate renhido nos primeiros minutos, a judoca da AAC viria a ceder perante a sua adversária, sendo automaticamente atirada para a repescagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Na repescagem, Catarina Costa venceu a espanhola Figueroa, por wazari, ficando com acesso à disputa do bronze.

No derradeiro combate de disputa da medalha, a experiente argentina Paula Pareto foi a adversária da academista. A atleta sul americana é nada mais nada menos que a atual campeã olímpica do Rio de Janeiro 2016 e foi bronze em Pequim 2008. Num combate tático, Pareto viria a levar a melhor sobre Catarina Costa, deixando-a num honroso quinto lugar no Campeonato do Mundo de Seniores.

Catarina Costa partiu para o Mundial na vigésima posição do ranking. Com este resultado nesta prova pontuável para o ranking olímpico, a judoca da Académica ganha mais pontos preciosos na qualificação olímpica e cimenta assim o seu posto no topo do Judo Mundial.


A acompanhar a atleta esteve o treinador de competição da Briosa João Neto. O treinador dos estudantes foi olímpico em Atenas 2004, Pequim 2008, Campeão da Europa e bronze mundial e foi presença importantíssima em Baku.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE