Coimbra

Casa da Escrita de Coimbra celebra 11 anos com dois dias de programação cultural

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-11-2021

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar onze anos da abertura com iniciativas distribuídas entre os próximos dias 27 e 29 de novembro. Para além de uma sessão evocativa, estão previstas diversas iniciativas culturais, entre as quais uma evocação do poeta Carlos de Oliveira, leitura de poemas acompanhados por Simão Mota à guitarra, conversa com o escritor Mário Lúcio Sousa, conferência a cargo de Margarida Mano e apresentação musical protagonizada por Paulo Soares e Rui Ferreira. As iniciativas são de entrada livre.

PUBLICIDADE

A programação cultural para celebrar os onze anos de atividade da Casa da Escrita tem início no sábado (dia 27 de novembro), pelas 15h00, com uma evocação do poeta Carlos de Oliveira, por António Pedro Pita, docente da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa está também associada às comemorações do Centenário do Nascimento do poeta João José Cochofel, que com Carlos de Oliveira organizou o “Novo Cancioneiro” (1941-1944), fundou as revistas “Vértice”, “Presença” e “Seara Nova”, tendo como referência ética o poeta Afonso Duarte.

O programa continua com a leitura de poemas de autoria dos poetas Carlos de Oliveira e João José Cochofel, por Rui Damasceno, João Paulo Janicas, Alexandra Silva e Simão Mota (guitarra). A programação do dia 27 de novembro termina com a realização de uma conversa com Mário Lúcio Sousa, cantor, compositor e escritor. Nascido no Tarrafal, Ilha de Santiago (Cabo Verde), é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente, marcando a viragem na nova poesia cabo-verdiana com o livro “Nascimento de Um Mundo”. É autor do “Manifesto a Crioulização”, a obra mais atual sobre este fenómeno, de que é um pensador expoente, e de “Meu Verbo Cultura”, a nova epistemologia sobre a cultura.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Já no dia 29 de novembro, o programa comemorativo prevê uma sessão evocativa do 11.º aniversário da Casa da Escrita, a partir das 18h00, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. Seguidamente, a docente universitária Margarida Mano vai falar sobre o tema “Casa da Escrita: um Lar da Cultura”. Para encerrar as comemorações está prevista uma apresentação musical a cargo de Paulo Soares (guitarra) e Rui Ferreira (viola).

PUBLICIDADE

A Casa da Escrita, tradicionalmente conhecida por Casa do Arco, localizada no coração da Alta de Coimbra, guarda uma secular história que se confunde, em muitos tempos, com a vida e as gentes desta cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE