Coimbra

Cantanhede assinalou Dia Mundial da Criança com a oferta de livros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-06-2021

A Câmara Municipal de Cantanhede assinalou o Dia Mundial da Criança com a oferta de livros a todas as crianças do concelho que frequentam o pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico revelou a autarquia.

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Acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, Helena Teodósio esteve entregou os livros que continham um separador de leitura com uma mensagem: “A leitura abre portas para o conhecimento, mas também para a fantasia. Por isso se diz que ler é viver sonhos e levar mais longe a imaginação na descoberta de novos mundos”, escreveu a autarca, acrescentando que é isso que “justifica esta oferta singela que assinala o Dia Mundial da Criança: um livro para te levar a outros lugares e a outras realidades”.

A distribuição dos livros infantis estendeu-se a todos os estabelecimentos de ensino o do pré-escolar e do 1.º ciclo e “esta foi a solução encontrada pela Câmara de Cantanhede para celebrar a efeméride, uma vez que, mais uma vez este ano, se viu obrigada a cancelar o grande evento que estava a ser organizado para esse efeito.

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“Tínhamos tudo a postos para a habitual realização do grande encontro das famílias no Parque de S. Mateus, com várias atividades lúdicas e pedagógicas para os mais novos, mas infelizmente as limitações a que estamos sujeitos por causa da pandemia de Covid-19 obrigou-nos a suspender tudo”, referiu o vice-presidente da autarquia, responsável pelo pelouro da educação.

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Pedro Cardoso disse ainda que, “os serviços educativos dinamizaram a evocação do Dia Mundial da Criança nas escolas e houve outras iniciativas em contextos mais restritos do que o habitual, como o “Levamos livros perto de si”.

Nesta ação, a Biblioteca Municipal preparou dois vídeos com a leitura de contos infantis que estão disponíveis no portal do Município”. Uma “Hora do Conto” à “medida deste tempo marcado pelas limitações da pandemia para cumprir o desígnio de promover o livro e a leitura, fator essencial ao crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças”.

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