Câmara vai “valorizar” ruas Direita e da Nogueira

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-02-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, o estudo prévio do projeto “Rua para Todos/Baixa – Valorização do Espaço Público e Modernização das Infraestruturas – Rua Direita e Rua da Nogueira”. Uma intervenção inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, que pretende melhorar as acessibilidades na área de intervenção e modernizar as infraestruturas urbanas, e cuja estimativa de custo, efetuada nesta fase do projeto, é de 343.310 euros (mais IVA à taxa legal em vigor).

PUBLICIDADE

rua-direita

A intervenção passa por melhorar as acessibilidades, renovar a pavimentação e reformular as infraestruturas na Rua Direita e na Rua da Nogueira, na Baixa de Coimbra. Pretende-se, pois, dotar as duas ruas “de pavimentos confortáveis ao trânsito pedonal, de mobiliário urbano adequado e modernizar as infraestruturas urbanas”, lê-se na informação que vai à reunião do executivo.

PUBLICIDADE

Para tal, vai ser realizada a repavimentação de toda a área de intervenção e será introduzida uma faixa de conforto mais generosa do que a existente, com materiais de maior resistência ao desgaste. Relativamente às infraestruturas, prevê-se a renovação da rede de drenagem de águas pluviais (que irá permitir inverter a drenagem de águas pluviais para o centro da via, afastando a humidade dos edifícios); a renovação da rede de águas residuais; a renovação da rede de distribuição de água; e a reformulação das redes de abastecimento de energia elétrica (baixa e média tensão) e de telecomunicações, contemplando a passagem de cabos aéreos para subterrâneos, e o reforço da iluminação pública, com a adoção de uma solução de iluminação sustentável, que contribua para a segurança de pessoas e bens.

A intervenção faz parte do PEDU de Coimbra e pressupõe um cofinanciamento, no âmbito do Portugal 2020, de 85%.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE