Coimbra

Câmara abate e planta árvores no Parque Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-03-2021

A requalificação do Parque Manuel Braga que está em curso visa melhorar o estado de conservação deste jardim municipal e estabilizar os muros da orla ribeirinha em toda a sua extensão, para além de requalificar o coreto, intervir no património arbóreo existente e plantar 55 novas árvores. Por sua vez, com base numa avaliação do estado fitossanitário das árvores existentes, elaborada por uma empresa especialista em arboricultura urbana, vão ser removidas 33 unidades durante a empreitada para garantir a segurança dos visitantes do parque, informa a Câmara Municipal de Coimbra em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Imagem CMC

A Câmara Municipal de Coimbra recorda que tem em curso a requalificação do Parque Manuel Braga, obra que foi entregue em julho à empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, S.A., que venceu o concurso público. Esta intervenção, que representa um investimento superior a 4,8 milhões de euros e tem comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadra-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra e prevê, entre outras operações, a requalificação paisagística do parque com a substituição e plantação de espécies vegetais, a estabilização das estruturas de contenção da margem do rio, a demolição de algumas construções existentes e a construção de um novo quiosque e de instalações sanitárias, a recuperação e requalificação de pavimentos e mobiliário urbano (tais como bancos, papeleiras, sinalética), a renovação da rede de drenagem, nova iluminação pública e cénica para reforço da segurança, a reabilitação do coreto, o restauro da estatuária e a instalação de um sistema de som e luz não invasivo, em harmonia com o espaço envolvente.

Segundo a autarquia, no decorrer da empreitada vão ser plantadas 55 novas árvores, de 19 espécies diferentes, designadamente plátano, tília, azevinho, magnólia, tulipeiro, ácer, cipreste-português (também conhecido como cedro-do-buçaco), carpino, olaia, acácia, sequoia-vermelha, cica, tuia, abeto e washingtónia (palmeira), entre outras.

PUBLICIDADE

Logo em sede de projeto, e com base numa avaliação do estado fitossanitário das árvores existentes no parque elaborada por uma empresa especialista em arboricultura urbana, foi prevista a remoção de 33 unidades. A decisão, segundo a avaliação dos especialistas, reflete a fraca estabilidade ou o fraco vigor vegetativo das árvores, o que coloca em risco a segurança dos visitantes do parque dada a probabilidade de rotura de troncos de dimensão considerável. As árvores que serão removidas no decorrer da empreitada incluem cinco tílias do alinhamento central, um plátano da alameda do rio, além de alguns outros exemplares de espécies variadas existentes nos canteiros relvados. As patologias presentes em alguns destes exemplares foram pioradas pela tempestade Leslie e outros eventos atmosféricos posteriores que deixaram os mesmos sem quaisquer condições de estabilidade. Já o estado de decaimento e detioração de quadro tílias foi verificado aquando da poda de manutenção efetuada recentemente, não deixando dúvidas aos especialistas acerca da urgência da sua remoção, estando em causa a segurança das pessoas. Estes exemplares já eram acompanhados desde 2017, tendo apresentado alterações estruturais irreversíveis à sua estabilidade, podendo daí advir risco elevado de rutura, razão que leva à sua remoção, indica a autarquia.

No Facebook, o movimento Cidadãos Por Coimbra questiona: Por que raio é que esta Câmara não afixa os projectos em espaços públicos? Há cidadãos que amam estes locais e ficam alarmados quando os taipais escondem e as motosserras cantam. Alertados pelo amigo Vasco Paiva, fomos ver. Três plátanos, junto às traseiras do que era o restaurante Itália, foram cortados. Aparentemente, um deles estaria doente. Quanto ao resto, tudo parece normal, com grandes intervenções no pavimento. Mas custava muito, em vez (ou além) dos anúncios nos jornais, disponibilizar informação acessivel a todos?.

PUBLICIDADE

publicidade

Imagem Facebook CPC

Recorde-se que em 2021, a CM Coimbra vai plantar 1750 árvores no concelho. O Plano de Arborização para este ano, que visa definir uma estratégia, os critérios de seleção das espécies e a planificação para a plantação de árvores em Coimbra a curto e a médio prazo, foi apresentado em novembro ao executivo municipal e integra uma novidade: o fornecimento de 200 árvores, a plantar em locais fora do centro da cidade, nomeadamente nas freguesias periurbanas e rurais, ficando a cargo destas a identificação dos locais.

O documento indica ainda a plantação de 625 exemplares de árvores ornamentais a gerir pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra, sendo que desses cerca de 420 serão plantadas através de prestação de serviços e cerca de 200 através da administração direta dos serviços municipais; a plantação de 925 exemplares de árvores ornamentais previstas no âmbito de empreitadas em curso ou em fase de projeto; e a plantação de 200 exemplares fora do centro da cidade, mais concretamente nas freguesias, em locais a designar pelas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, sob supervisão dos serviços municipais.

O objetivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta ação ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE