Saúde

Café com leite será uma combinação perigosa?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-04-2023

Faz parte com certeza do pequeno almoço de muitas pessoas. Mas será um hábito saudável? Façamos um balanço com a Madame Fígaro.

PUBLICIDADE

Consumido sozinho, o café é repleto de benefícios conhecidos e bem documentados. Conforme relata Astrid Nehlig, diretora de pesquisa emérita do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas (Inserm) e especialista dos efeitos na saúde do café, a bebida contém a famosa cafeína, com propriedades estimulantes e protetoras contra o declínio cognitivo. “Eles têm um efeito hipotensor no coração, também protegem as células do envelhecimento, limitam a quebra do ADN e reduzem a inflamação dos tecidos”, diz Astrid Nehlig.

Nenhum estudo até ao momento indica efeitos secundários da cafeína, confirma o especialista. Segundo Astrid, a dosagem de café é que vai atuar alterar o seu sistema, não o leite. Com ou sem, deve-se ter cuidado em qualquer caso para respeitar as doses recomendadas. O excesso de cafeína pode causar nervosismo, distúrbios do sono e problemas cardiovasculares. De acordo com a European Food Safety Agency (EFSA), um adulto saudável não deve ultrapassar o limite de 400 mg ao longo do dia (200 mg para mulheres grávidas), ou seja, o equivalente a quatro a cinco chávenas de café por dia.

PUBLICIDADE

A interação do leite com as propriedades antioxidantes do café ainda é objeto de debate científico. Recentemente, um trabalho da Universidade de Copenhague, publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, defende que o café com leite teria melhores efeitos anti-inflamatórios do que um simples “café”. Depois de realizar um estudo, os pesquisadores descobriram que o poder antioxidante do café era duplamente eficaz quando combinado com os aminoácidos contidos no leite.

Especialistas, no entanto, recomendam moderação entre grandes bebedores de leite. “A pesquisa científica vai na direção da variedade alimentar, explicou Marie-Caroline Michalski, diretora de pesquisa do INRAE ​​​​e especialista em lipídios lácteos. Estudos sugerem consumir em média 2 porções de laticínios por dia para adultos (3 a 4 para crianças e idosos), por exemplo um copo de leite, mas também um iogurte ou um pedaço de queijo, rico em fermentos e cálcio”, pode ler-se.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE