Crimes

Caçados a vender ratoeiras e gaiolas fora da lei

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-03-2022

O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Santa Maria da Feira (NPA), no dia 21 de março, apreendeu meios de captura proibidos, na localidade de Vale, concelho de Santa Maria da Feira.

PUBLICIDADE

No decorrer de uma ação de fiscalização a estabelecimentos, os militares do NPA, verificaram a existência da comercialização de diversas armadilhas (armadilhas de pressão com mola e gaiolas com alçapão), material cuja venda é expressamente proibida por lei.

A operação culminou na identificação dos responsáveis pelos dois estabelecimentos, e na apreensão de armadilhas não seletivas nos seus princípios, 15 ratoeiras simples, 4 ratoeiras de dois furos, 6 ratoeiras de três furos, 9 ratoeiras de metal, 3 gaiolas com alçapão para captura de aves.

PUBLICIDADE

Foram elaborados dois autos de notícia por contraordenação, no valor total de 48 mil euros, os quais irão ser remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF.

De realçar que são proibidos todos os meios não seletivos e as instalações ou métodos de captura ou de abate, suscetíveis de provocar localmente a extinção ou de perturbar gravemente a tranquilidade das populações das referidas espécies.

PUBLICIDADE

publicidade

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE