Saúde

Biobanco de Coimbra é fundamental para o desenvolvimento da medicina (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-09-2022

O Biobanco do Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC), consórcio constituído pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pela Universidade de Coimbra (UC), foi inaugurado esta segunda-feira, num dos edifícios de Celas do CHUC, e as primeiras amostras chegam já amanhã, terça-feira.

PUBLICIDADE

O novo Biobanco pretende dotar estas duas instituições de uma estrutura que permita coletar e armazenar coleções de amostras biológicas com elevado padrão de qualidade, devidamente anonimizadas, de forma a poderem vir a ser disponibilizadas para fins de investigação científica, à comunidade científica local, nacional e internacional.

Durante a inauguração, o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, sublinhou a importância que o Biobanco tem para o desenvolvimento da medicina. “Em Coimbra e na região Centro, tem condições para se afirmar como polo de conhecimento científico e tecnológico”, sublinhou, ressalvando também que é fundamental apostar na “interligação entre os vários bancos nacionais e internacionais”.

PUBLICIDADE

Carlos Santos adiantou que “as primeiras amostras chegam amanhã (21 de setembro), devidamente anónimas”, e podem ser usadas depois para a investigação.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, destacou também a importância que o Biobanco tem para o futuro da medicina e para se chegar “à medicina personalizada”. “A existência de um Biobanco em Coimbra é uma necessidade premente para o futuro da investigação biomédica”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o CHUC, num futuro próximo, o Biobanco “terá ainda a capacidade de proceder à caracterização celular e molecular das amostras, tornando estas coleções ainda mais atrativas para a comunidade científica e reforçando ainda mais a investigação clínica e translacional, de elevada qualidade, em associação com a formação superior e a prestação de cuidados de saúde de excelência”.

Dotado de uma área aproximada de 160 metros quadrados, está integrado na Unidade de Inovação e Desenvolvimento do CHUC. A sua atividade está aprovada pela Comissão de Ética do CHUC, cumprindo todas as normas éticas e de proteção de dados.

O Biobanco do CACC dispôs de um financiamento de cerca de 500 mil euros, através da reprogramação de um projeto da Universidade de Coimbra (85% FEDER via PO Centro 2020 e 15% via financiamento próprio da UC), tendo sido a reabilitação do seu espaço físico financiada pelo CHUC.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE