Desporto

Associação de Futebol de Coimbra está de parabéns. São 100 anos de história (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-10-2022

A Associação de Futebol de Coimbra (AFC) está de parabéns pelo seu centenário. E, para isso, celebrou com um jantar e com o lançamento do seu primeiro volume, na noite de 22 de outubro, na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Horácio Antunes, presidente da AFC, em entrevista ao Notícias de Coimbra refere que o balanço dos últimos anos é equilibrado, com momentos bons e maus, “mas sempre a crescer”.

Menciona que aderiu ao Fundo “CRESCER 24” e garante que vão apoiar os clubes “nas infraestruturas, balneários, iluminação, numa gama muito grande de equipamentos e na sua melhoria”.

PUBLICIDADE

O presidente da AFC referiu ao Notícias de Coimbra que visiona um “plano estratégico em cinco eixos: crescimento, melhores instalações, aposta no futebol feminino, recursos humanos e novas tecnologias”.

Às 20:00, deu-se início à apresentação do I Volume do Centenário da Associação de Futebol de Coimbra apresentado por Horácio Antunes, presidente da ACF e escrito por Francisco Pinheiro. Para o escritor foi um desafio escrever o livro, porque tinha a “responsabilidade de recuperar a memória histórica das associações de futebol”.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Pinheiro refere que é um volume com, aproximadamente, 460 páginas onde o objetivo foi “reunir toda a história: como chega a Coimbra, como se desenvolve e como nasce a Associação em 1922”.

A meio do jantar, houve tempo para apreciar um momento de bailado protagonizado pelo DNA-Dance N’Arts School e ainda um fado com a voz do filho de Carlos Cidade, com MAIO – Grupo De Fado.

Mais tarde, procedeu-se às distinções, onde várias associações, árbitros, presidentes foram galardoados com uma distinção pelo seu trabalho ao longo do tempo.

Dentro da categoria dos clubes fundadores foram distinguidos cinco: a Académica, pelo vice-presidente, Filipe Preces, que não esteve presente e, por isso, quem recebeu foi Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF); Sport Conimbricense que quem recebeu foi Carlos Ferreira; Fernando Soares premiado pelo União de Coimbra; Humberto Neves recebe o prémio pelo Ginásio Figueirense pelas mãos do vereador da Figueira da Foz, Manuel Domingues; por último, a Naval 1º de Maio que, pelas mãos de Horácio Antunes dá o prémio a José Mateus.

Na secção de arbitragem, foram distinguidos oito árbitros, nomeadamente: Gustavo Sousa; António Cardoso, que quem atribuiu o prémio foi Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF); Nuno Bogalho também foi premiado e pelas mãos do vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes; Cátia Tavares não pode estar presente e quem recebeu foi o seu pai, e pelas mãos de Horácio Antunes; Nuno Pereira, ex-presidente do Conselho de Arbitragem de Futebol de Coimbra; Paulo Soares, Artur Soares Dias e Rui Licínio também foram premiados e pelas mãos de Fernando Gomes.

Na cerimónia, também foram galardoados ex-presidentes de clubes e associações, como: Alberto Gomes distinguido pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio; Vítor Ferreira premiado pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida; e ainda, Amaro Jorge premiado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Paulo Henriques.

Por último, na categoria do Associativismo foi premiado Américo Santos, ex-presidente do conselho fiscal da Académica, pelas mãos de Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal de Lousã. Lopes da Silva e Guilherme de Oliveira foram recordados.

Horácio Antunes recebeu várias lembranças que os clubes, árbitros e associações lhe quiseram oferecer.

Na cerimónia estiveram presentes Fernando Gomes, presidente da FPF e ainda o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Para além da presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra que se ausentou por outros compromissos políticos.

Veja aqui as fotografias da noite da cerimónia da AFC.

Veja o vídeo do NDC do ambiente do jantar dos 100 anos da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) no Convento São Francisco:

Veja o vídeo do NDC da entrevista a Horácio Antunes, presidente da AFC:

 

Veja o vídeo do NDC da apresentação do I Volume do Centenário da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) no Convento São Francisco:

Veja o vídeo do NDC do discurso antecipado do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva:

Veja o vídeo do NDC do momento de bailado da DNA:


Veja o vídeo do NDC da atuação do grupo de fado MAIO:

Veja o vídeo do NDC da entrega de distinções a clubes fundadores, árbitros e ex-presidentes:


Veja o vídeo do NDC do discurso do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, no jantar dos 100 anos da AFC:

Veja o vídeo do NDC do corte do bolo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE