Cidade

Arco-Bar na Rota das Tabernas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-10-2015

A Câmara Municipal de Coimbra promove, no dia 21 de outubro (quarta-feira), mais uma Rota das Tabernas de Coimbra, que desta vez irá culminar no conhecido Arco-Bar, situado na praceta Fausto Correia, a partir das 20:00.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Este jantar será precedido de uma visita, denominada “Da Quinta de Santa Cruz a Montes Claros”, destinada a revelar o enquadramento histórico desta área. A mesma terá início na Casa Municipal da Cultura, pelas 18h30.

PUBLICIDADE

A visita guiada seguirá para as antigas propriedades da ex-Quinta de Santa Cruz (atual Jardim da Sereia), percorrendo os arruamentos feitos nas primeiras décadas do século XX, época de grande expansão urbana da cidade de Coimbra, terminando no Bairro de Montes Claros. Ao longo do percurso serão focados aspetos histórico-culturais, etnográficos e arquitetónicos da envolvente.

O Arco-Bar, instalado no famoso “prédio do arco” e autodenominado “Taberna-Moderna” é, desde a sua abertura, em 1977, uma referência incontornável da zona de Montes Claros.

Por força das circunstâncias excedia sempre o horário legal porque, durante muito tempo, era o único estabelecimento, nesta área, que não se negava a servir um dos seus famosos bitoques a qualquer hora. Ou seja, em horas tidas como impróprias, atendiam-se desde profissionais da área da saúde que concluíam os seus turnos a outros clientes, por vezes oriundos dos vizinhos Trianon ou States.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2014, com nova gerência, procedeu a uma remodelação do espaço, que foi modernizado sem desvirtuar esta “segunda casa” de muitos residentes. Estando mais espaçoso, o Arco-Bar continua a assegurar o mesmo serviço e o mesmo ambiente acolhedor.

O jantar custa 6,5 euros por pessoa e é composto por Entradas, Sopa de Legumes, Arroz de Pato; Bolo de Bolacha; Vinho do Lavrador e Café. A visita guiada é gratuita.

Os interessados em participar, deverão proceder a uma inscrição (máximo 20 pessoas), através do telefone 239 702 630, da Casa Municipal da Cultura, sita na Rua Pedro Monteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE