Região

Apoio cultural a associações não profissionais da Região Centro cresce 25%

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 06-05-2024

O Programa de Apoio à Ação Cultural da região Centro, destinado a agentes não profissionais, vai ter um aumento de 25% na dotação deste ano face a 2023, num total de 100 mil euros, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A iniciativa era, até 2023, dinamizada pela Direção Regional de Cultura, entretanto extinta, passando agora a ser assegurada pela unidade de cultura da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), visando apoiar agentes e associações de caráter não profissional.

O programa para este ano conta com um “reforço da dotação orçamental”, crescendo 25% face a 2023, afirmou a vice-presidente da CCDRC para a área da cultura, Alexandra Rodrigues, informando que o orçamento para este programa será de 100 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Se em 2023, foi possível dar apoio a 53 projetos, a vice-presidente da CCDRC acredita que, com o aumento do apoio, será possível ajudar cerca de 75 iniciativas.

PUBLICIDADE

As candidaturas estão abertas entre hoje e 07 de junho, referiu, aclarando que os projetos têm de ser executados na íntegra no presente ano e realizados na área territorial afeta à CCDRC, afirmou a responsável, durante a apresentação da iniciativa.

O programa divide-se em quatro grandes medidas: apoio à criação e produção artística, programação, edição e formação.

As duas primeiras vertentes asseguram um apoio máximo de 1.500 euros e as duas restantes de 1.000 euros por projeto, podendo ser apresentadas candidaturas nas áreas das artes performativas, visuais e interdisciplinares.

Segundo Alexandra Rodrigues, os principais objetivos passam por valorizar as expressões artísticas, fortalecer o tecido cultural, estimular redes e aprofundar a qualificação dos agentes culturais no território.

Para além deste programa, no final do ano, serão abertas candidaturas para o apoio ao associativismo musical, que permite ajudar bandas, escolas de música, filarmónicas, ranchos e tunas, entre outros, que terá uma dotação orçamental de 55 mil euros.

A CCDRC irá realizar sessões de esclarecimento entre 13 e 17 de maio em todas as capitais de distrito da região Centro (Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco).

Questionada pela agência Lusa, Alexandra Rodrigues referiu que o objetivo para 2025 passa por tentar aumentar a dotação orçamental, admitindo que o apoio é diminuto, face à dimensão territorial (77 municípios).

Outro dos objetivos para o futuro passará por fomentar iniciativas que permitam estabelecer ligações entre associações não profissionais com estruturas culturais profissionais da região, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE