Região

António Simões, antigo comandante dos Bombeiros de Penacova, homenageado em cerimónia com o Presidente da República (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-10-2021

António Simões, que durante 25 anos foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, vai receber amanhã a medalha “Fénix de Honra”, numa cerimónia, na Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Lisboa, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

A “Fénix de Honra” é a segunda mais alta distinção honorífica atribuída pela LBP. A sua atribuição a António Simões, que deixou os comando dos Bombeiros de Penacova em maio deste ano por limite de idade, foi proposta pelo Conselho Executivo e por deliberação unânime, sendo aprovada no Conselho Nacional da Confederação.

O comandante esteve ligado ao corpo de Bombeiros durante 32 anos, estando atualmente no quadro de honra. Foi também presidente da Federação Distrital dos Bombeiros e assumiu diferentes cargos na área da Proteção Civil, nomeadamente conselheiro nacional e comandante operacional. É agora membro da direção da Escola Nacional de Bombeiros, com sede em Sintra.

PUBLICIDADE

A “Fénix de Honra” pretende galardoar “a prática de atos e/ou serviços altamente relevantes, de carácter amplamente abrangente e de inquestionável apreço, com vista à dignificação e promoção de causa dos Bombeiros e de Proteção e Socorro”.

O operacional, natural de Penacova, recebe a medalha na cerimónia de inauguração da sede da Liga dos Bombeiros Portugueses, no Paço do Lumiar, em Lisboa, cerimónia que decorre este sábado e conta com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta homenagem não é minha, vou recebê-la, em nome de tantos bombeiros deste distrito, do país, em particular dos Bombeiros de Penacova, que para mim são dos melhores do país”, refere o António Simões, que dedica este galardão aos soldados da paz.

Veja o vídeo em direto NDC: 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE