Portugal

António Costa rejeita truques nas pensões e quer evitar aumento de despesa de 2 mil milhões

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-09-2022

O primeiro-ministro rejeitou hoje ter usado de qualquer truque ao anunciar o aumento das pensões, entre este ano e o próximo, e disse que o Governo quis evitar um acréscimo de despesa permanente de dois mil milhões de euros.

PUBLICIDADE

“O que não poderíamos fazer de forma responsável era ter um ano de inflação absolutamente extraordinário e atípico, como este, e transformá-lo num efeito permanente”, afirmou António Costa, em entrevista à TVI/CNN Portugal, conduzida pelos jornalistas José Alberto de Carvalho e Pedro Santos Guerreiro.

O primeiro-ministro reiterou que o executivo teve duas preocupações na hora de decidir como proteger os pensionistas do aumento da inflação: garantir a recuperação do poder de compra “perdido hoje” e “garantir a sustentabilidade futura da Segurança Social”.

PUBLICIDADE

“Se aplicássemos a lei sem esta alteração especificamente para o ano de 2023, introduzíamos um acréscimo de despesa permanente de mais de dois mil milhões de euros”, alertou, referindo-se à suspensão para o próximo ano da fórmula de cálculo das pensões.

Por várias vezes, António Costa afirmou que “não há truque nenhum, nem de retórica, nem de coisa nenhuma” e recorreu mesmo ao discurso escrito que proferiu na apresentação do pacote de apoio às famílias para defender que o Governo foi transparente.

PUBLICIDADE

publicidade

“Eu fui muito claro: o que eu disse é que, entre o suplemento extraordinário [um suplemento equivalente a meia pensão paga em outubro] e o montante que propusemos à Assembleia da República que seja o aumento para o próximo ano, garantimos que, até final de 2023, os pensionistas recuperarão o poder de compra perdido para a inflação este ano”, afirmou.

“Não me pus neste momento a dizer qual o aumento para 2024. Temos de ser rigorosos”, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE