Política

António Costa destaca estratégia “coerente e integrada” para desenvolver interior

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 12-12-2023

O primeiro-ministro afirmou hoje que o seu Governo desenvolveu “uma estratégia coerente e integrada de desenvolvimento do interior”, através da aposta em áras como as infraestruturas, ensino superior, investigação científica e descentralização.

PUBLICIDADE

“Com investimentos em infraestruturas, desenvolvimento dos estabelecimentos de ensino superior, dos centros de investigação científica e por via da descentralização, nós tivemos uma estratégia coerente e integrada de desenvolvimento do interior”, afirmou António Costa em Belmonte, no distrito de Castelo Branco, na cerimónia de anúncio do concurso público internacional para a instalação de redes de banda larga.

Na sua opinião, o investimento nas redes de banda larga “é fundamental” para as empresas, para a indústria, para agricultura e também para os cidadãos.

PUBLICIDADE

“Em territórios dispersos, em territórios envelhecidos com muitos idosos isolados, cada vez mais vamos ter de desenvolver mais soluções de teleassistência para garantir o acompanhamento de proximidade”, assinalou o chefe do executivo.

O procedimento tem um investimento global de 425 milhões de euros, sendo metade do valor assegurado por programas regionais 2030.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo é acabar com as zonas em que há falhas de rede ou a ausência de rede para comunicações eletrónicas.

António Costa revelou que o anúncio será publicado esta quinta-feira.

O primeiro-ministro manifestou-se ainda “orgulhoso” por Portugal ser o primeiro país a conseguir este desafio, destacando que os requisitos que a União Europeia estabeleceu “são verdadeiramente um convite a que nada se faça”.

“Era necessário localizar habitação a habitação, onde é que havia e não havia fibra ótica”, argumentou.

“Mas felizmente a ANACOM [Autoridade Nacional de Comunicações] fez e hoje podemos dizer com muito orgulho que fomos o primeiro país da União Europeia a conseguir realizar este trabalho”, adiantou.

O presidente ANACOM, João Cadete de Matos, precisou que o investimento vai abranger um total de 417 mil edifícios e permitir corrigir as assimetrias existentes, uma vez que todas as casas vão passar a ter cobertura de fibra ótica.

“É esmagador olhar para o nosso território e verificar tantas áreas brancas. A mancha branca domina o interior do país”, assinalou João Cadete de Matos, para quem vai ser possível “ter um país a uma só velocidade e mais justo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE