Coimbra

Antigos Estudantes de Coimbra defendem homenagem nacional a Luiz Goes (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-09-2022

A Associação de Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC) quer ver o médico e músico Luiz Goes reconhecido a nível nacional. Este foi um dos apelos feitos este domingo, durante a homenagem realizada junto ao jazigo onde está sepultado, no cemitério da Conchada.

PUBLICIDADE

No dia em que se completam 10 anos sobre a sua morte, o cantor e compositor, considerado um dos expoentes máximos da canção de Coimbra, foi recordado por alguns amigos que ali se juntaram para o evocar e para partilhar memórias e histórias.

Foram várias as vozes que se levantaram em defesa de uma “homenagem nacional”, que mobilize a Universidade de Coimbra (UC), a Câmara Municipal e a Associação Académica de Coimbra (AAC). Lamentam que Coimbra não dê o devido reconhecimento aos seus e esperam que, no que toca a Luiz Goes, isso seja feito.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Considero Coimbra uma cidade magnífica mas também muito ingrata. Há quem lhe chame madrasta – com todo o respeito porque há madrastas que são muito dedicadas aos seus enteados -, mas Coimbra é de uma enorme ingratidão. O caso de Luiz Goes é um exemplo disso mesmo que, infelizmente, se pode multiplicar por dezenas ou centenas de figuras ilustres que não têm sido devidamente acarinhadas por quem de direito”, sublinhou Jorge Castilho, presidente da AAEC.

PUBLICIDADE

Presente na sessão, Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, mostrou-se disponível para “apoiar iniciativas que revisitem e valorizem estas figuras”. Lembrou que Luiz Goes é uma “figura global, que deve ser lembrada e projetada como tal”.

Os responsáveis da associação aproveitaram a abertura e, como anunciou Jorge Castilho, lançaram um repto à Reitoria da UC para que possa ser feito, já na próxima Semana Cultural da UC, “um grande espetáculo em que se homenageie Luiz Goes de uma forma mais abrangente”.

A sessão terminou com fado de Coimbra, num momento musical protagonizado por Mário Domingos e Eduardo Neves, da Secção de Fado da AAC. A Direção Geral da AAC também se associou à iniciativa, através do seu vice-presidente, Daniel Aragão.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE