Região

Anadia apoia projeto “Aldeia + Limpa”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-06-2021

Um grupo de voluntários tem vindo a dinamizar o projeto “Aldeia + Limpa” nas freguesias de São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e na União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, em Anadia. A iniciativa consiste em ações de recolha de lixo na via pública. Uma das últimas decorreu, no passado dia 13 de junho, na qual foram recolhidos mais de 70 kgs de lixo. 

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, para além dos elementos organizadores, contou também com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, e dos presidentes de Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro e de Vilarinho do Bairro, Mário Marinho e Dinis Torres, respetivamente. 

O Vereador do Ambiente congratula-se com esta iniciativa que “visa contribuir para a sustentabilidade ambiental do concelho”, sublinhando que a mesma “conta não só com o apoio e incentivo municipal, como também com o nosso envolvimento e colaboração”. 

PUBLICIDADE

Trata-se de uma iniciativa dedicada à prática da limpeza de lixo descartado na via pública por pessoas com falta de consciência ambiental e de respeito pelo bem comum e pela vivência em comunidade. Apesar do esforço e apelo dos serviços municipais e das juntas de freguesia, é humanamente impossível acudir de imediato e ao mesmo tempo à falta de civismo, refere o município em comunicado.   

Para além do importante efeito prático de limpeza e proteção do meio ambiente, esta iniciativa consagra também uma mensagem de forte conteúdo pedagógico visando um efeito dissuasor à repetição do comportamento irresponsável dos que descartam lixo nos espaços públicos.  

PUBLICIDADE

publicidade

Lino Pintado deixou uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes, destacando “o papel preponderante” do principal mentor do projeto, Frederico Carvalho, e dos elementos da ADC Pedralva, bem como dos presidentes de Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro e Vilarinho do Bairro, e do Agrupamento de Escuteiros de São Lourenço do Bairro que participaram ativamente na limpeza realizada. Recordou também “o importante papel” que Jorge Almeida, do CCR de Outeiro de Baixo, a Associação AMIGA de Amoreira da Gândara e a presidente da União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas têm desempenhado neste projeto.  

O projeto “Aldeia Limpa” conta com o apoio do município de Anadia, sendo objetivo da autarquia o seu aprofundamento e a possibilidade de o mesmo poder vir a ser replicado por outras freguesias. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE