Coimbra

Anabela e o cão Max vestiram-se de rosa para chamar a atenção para o cancro da mama

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 14-10-2023

Homens, mulheres, crianças e até animais vestiram uma t-shirt cor-de-rosa para relembrar o quão importante é a prevenção do cancro da mama. A caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, inserida na iniciativa “Outubro Rosa”, saiu à rua, este sábado, dia 14 de outubro, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Anabela e o seu cão Max não foram exceção. São de Coimbra e há cerca de 10 anos que participam nesta caminhada. Efetuaram o percurso entre a Praça da Repúblicae o  Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Mas não vieram sozinhos, com eles veio “o marido, sogros e família”.

“Fazemos questão de participar todos os anos na caminhada da Liga, uma vez que estamos em mês de prevenção”, refere, antes de sublinhar que comprou “uma t-shirt e obviamente uma para ele também”.  “É uma forma de o integrar, veio a família, e ele também faz parte”, explica a conimbricense.

PUBLICIDADE

Relembra que “infelizmente a doença assolou lá por casa” e sente-se “triste”, uma vez que tem “pena que mais pessoas não façam parte, pelo menos passear, caminhar e dar o seu contributo”.

Mas Anabela e Max não foram os únicos. Outros donos optaram por trazer o seu patudo para esta iniciativa. 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo do NDC de Anabela e Max, de Coimbra, que há cerca de 10 anos que participam nas caminhadas “Outubro Rosa”:

 

A iniciativa pretende sensibilizar para os riscos e a prevenção do cancro da mama e decorreu também em Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e na Covilhã.

O evento assinala a 13ª edição destas caminhadas no âmbito do mês de prevenção do cancro da mama e contou com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e o Movimento Vencer e Viver.

Desde a sua primeira edição, em 2010, as caminhadas já contaram com a adesão de mais 120.000 participantes e permitiram angariar cerca de 700 mil euros, valor que possibilita a continuidade da missão da LPCC, nomeadamente através da aquisição de equipamentos essenciais para o diagnóstico do cancro da mama.

Pode ler a história de Maria Corália Simões, vítima desta doença. 

Pode ver as fotos do dia no Facebook do Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE