Coimbra

Coimbra: “Tive coragem” e disse “que ia vencer a doença”. Mulher conta a sua história do cancro da mama

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 14-10-2023

Maria Corália Simões vive em Carqueijo, na Mealhada, e esteve presente este sábado, 14 de outubro, em Coimbra, para alertar para a prevenção do cancro da mama. A caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, inserida na iniciativa “Outubro Rosa”, passou pela cidade e causou uma mancha rosa.

PUBLICIDADE

A mulher contou a sua história de sobrevivência enquanto vítima desta doença. “Não é fácil lidar com a notícia”, é preciso “ter muita coragem e pensar que somos mais fortes”, explica.

Recorda que “hoje em dia há imensos tratamentos” e que “as coisas mudaram bastante” e isso ajudou-a no processo. “Fui diagnosticada sem sinais físicos” e através de “um exame de mamografia em tempo de Covid-19”.

PUBLICIDADE

Mas o cancro não afeta apenas o doente, como também a família. “Eu tive muita coragem e disse para não se preocuparem”. Contou aos familiares que tinha “uma doença como podia ter num pé ou numa perna” e que ia tratá-la e “vencer”, pois, garantia que ia “continuar cá mais algum tempo”.

A educadora de infância fez quimioterapia e um ano de imunoterapia. 

PUBLICIDADE

publicidade

“A família já chorava e nós também temos que ter força”, pois “é só uma fase”, sublinha.

A mealhadense agarrou-se às coisas boas da vida: “A minha família foi um grande suporte”.

Já o era, mas em janeiro, reforçou o seu trabalho como voluntária na Liga , porque, “há muitas pessoas que passam por isto, a nossa empatia com os outros é fundamental”, frisa. Vem todas as sextas-feiras a Coimbra fazer a sua parte, no que diz respeito ao voluntariado na Liga.

Hoje em dia alerta as pessoas para a questão de prevenção. “Nunca deixar de fazer os exames, a eco-mamária e mamografia que são gratuitas nos carros, nunca deixem passar o prazo”, afirma, relembrando que: “Nós não sentimos nada e não tinha casos na família”.

Veja o vídeo do NDC com Maria Corália Simões que conta a sua história de sobrevivência enquanto vítima do cancro da mama:

 

Recorde-se que a caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, fez-se a partir da Praça da República e terminou nos Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Ao longo do percurso, a multidão, vestida de cor-de-rosa, passou pela Avenida Sá da Bandeira, pela Baixa e pela Ponte Pedonal Pedro e Inês.

A iniciativa pretende sensibilizar para os riscos e a prevenção do cancro da mama e decorreu também em Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e na Covilhã.

O evento assinala a 13ª edição destas caminhadas no âmbito do mês de prevenção do cancro da mama e contou com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e o Movimento Vencer e Viver.

Desde a sua primeira edição, em 2010, as caminhadas já contaram com a adesão de mais 120.000 participantes e permitiram angariar cerca de 700 mil euros, valor que possibilita a continuidade da missão da LPCC, nomeadamente através da aquisição de equipamentos essenciais para o diagnóstico do cancro da mama.

Pode ver as fotos do dia no Facebook do Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE