Política

Aliança Democrática promete descer IRS e IRC e melhorar saúde e educação com apoio de privados

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 16-01-2024

O presidente do PSD assegurou hoje que a prioridade da AD será “menos impostos e melhores serviços públicos”, que também passarão pelo regresso das Parcerias Público-Privadas (PPP) na saúde e dos contratos de associação na educação.

PUBLICIDADE

Luís Montenegro falava aos jornalistas no final de uma reunião com mais de 20 economistas, em que participou também o líder do CDS-PP Nuno Melo, e dirigentes dos dois partidos que irão às legislativas em coligação com o PPM, a Aliança Democrática (AD).

Já com um painel da AD por trás, de cor azul com apontamentos laranja e os símbolos dos três partidos e Nuno Melo ao lado, Montenegro reiterou a prioridade à descida, em termos de impostos, do IRS para a classe média e para os jovens (que pagariam um terço até aos 35 anos).

PUBLICIDADE

No entanto, comprometeu-se igualmente a “retomar o compromisso quebrado pelo PS” de descer o imposto sobre as empresas, o IRC, que teria uma redução progressiva em três anos de 21% para 15%.

Questionado como financiará estas medidas, o presidente do PSD remeteu todas as contas para um quadro macroeconómico que a coligação apresentará “nos próximos dias”, antes do programa eleitoral, mas deixou desde já uma garantia.

PUBLICIDADE

publicidade

“A trave mestra das nossas propostas é o sentido de responsabilidade, não vamos alinhar em leilões de propostas,”, assegurou.

O presidente do PSD afirmou que todas estas medidas de redução fiscal – já apresentadas antes pelo partido – vão “encontrar respaldo no quadro macroeconómico que será suficientemente prudente para ser credível e exequível”.

Montenegro disse não ignorar as incertezas internacionais do ponto de vista económico e geopolítico, mas assegurou que as propostas da AD “não vão penalizar de maneira nenhuma o equilíbrio das contas públicas”.

“O nosso objetivo é ter contas públicas equilibradas”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE