Coimbra

Águas do Centro Litoral quer ser energeticamente autossustentável dentro de 10 anos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-08-2020

A empresa Águas do Centro Litoral vai investir mais de 8,6 milhões de euros em energias renováveis e medidas de eficiência para se tornar energeticamente autossustentável até 2030, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Esta aposta é partilhada por todas as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal, no âmbito do Programa de Neutralidade Energética ZERO, através do qual se propõem atingir a neutralidade energética no prazo de 10 anos, assente numa estratégia continuada de redução de consumos e de aumento da produção própria de energia verde”, refere um comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A empresa salienta que vai concretizar o programa através do aumento da produção de energia, a partir de recursos disponíveis nas suas instalações, como o biogás das estações de tratamento das águas residuais (ETAR).

Decorrerá também a instalação de fotovoltaicos, numa lógica de maximização do autoconsumo e armazenamento de energia.

PUBLICIDADE

publicidade

Está prevista a beneficiação e a instalação de centrais de cogeração a partir do biogás com uma produção anual estimada de cinco gigawatts-hora por ano [Gwh/ano] e de centrais fotovoltaicas em várias infraestruturas, “com uma potência total de 2,8 megawatts, estimando-se uma produção de 4,7 GWh/ano de energia 100% renovável”.

“A maximização da energia produzida para autoconsumo obrigará a alterações no padrão da operação, incorporando a produção e armazenamento de energia no ‘core’ da atividade de abastecimento, saneamento e promovendo a reengenharia de sistemas e processos para aumento de eficiência”, refere o comunicado.

O processo vai implicar ainda, de acordo com a empresa, uma aposta na digitalização e na qualificação dos trabalhadores, “sem esquecer o relevante contributo para o desenvolvimento regional e social”.

A Águas do Centro Litoral pretende cortar 7,2 GWh/ano nas suas atividades, correspondendo a uma diminuição de cerca de 10% face aos consumos atuais, num investimento em ações de eficiência energética estimado em 3,9 milhões de euros.

O Programa de Neutralidade Energética ZERO envolve todas as empresas do Grupo AdP, incluindo as atividades desenvolvidas a nível internacional.

“Com um investimento total de cerca de 370 milhões de euros, é expectável que este programa neutralize o equivalente a 746 GWh – o correspondente ao consumo energético estimado para 2030 -, representando uma neutralidade energética de 105,3% e uma neutralidade carbónica equivalente”, sublinha a nota.

A Águas do Centro Litoral frisa ainda que, com o Programa ZERO, o Grupo AdP se posiciona “como o primeiro grupo de dimensão internacional a atingir a neutralidade energética em todas as suas atividades nacionais e internacionais a nível mundial”.

AMV // ROC

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE