Mata Nacional da Margaraça dizimada pelo fogo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 19-10-2017

Cerca de 70% a 80% da Mata Nacional da Margaraça, classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, ardeu face ao incêndio de domingo, estimou o presidente da Câmara de Arganil, do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

mata margaraça

“Ardeu uma parte significativa. Estaremos a falar de 70 a 80%” da mata, disse à agência Lusa o presidente do município, Ricardo Alves, que viu 92% da área florestal arder nos recentes incêndios que afetaram o concelho (cerca de 25 mil hectares).

PUBLICIDADE

A Margaraça era uma floresta caducifólia, composta, nomeadamente, por carvalhos, castanheiros, azevinhos, loureiros e freixos, registando-se ainda algumas espécies de orquídeas no seio desta mata nacional.

Grande parte dos “principais pontos turísticos do concelho arderam” ou ficaram afetados com as chamas, como foi o caso da Fraga da Pena, situada em paisagem protegida da Serra do Açor, que tem uma queda de água de 19 metros.

PUBLICIDADE

publicidade

“A parte cimeira da fraga ardeu”, referiu à Lusa Ricardo Alves, sublinhando que “todas as praias fluviais” do concelho foram afetadas, a aldeia de xisto de Benfeita tem tudo “ardido à volta” e em Vila Cova de Alva arderam “casas no coração” da localidade.

A exceção é a aldeia histórica do Piódão, cuja localidade e encosta que a rodeia escaparam às chamas, observou.

A fotografia-postal da aldeia de xisto continua preservada, “mas o sítio de onde se tira a fotografia está ardido e há um percurso até chegar ao Piódão que é devastador”, sublinhou Ricardo Alves.

Relativamente ao número de casas afetadas, o autarca atualizou o número para cerca de 60 casas de primeira habitação destruídas e cerca de 40 de segunda habitação.

A resposta de habitação até agora às famílias desalojadas tem sido “provisória”, estando a ser encontradas “soluções mais robustas”, explanou, sublinhando que a autarquia vai arrendar habitações se necessário.

Em declarações à Lusa, Ricardo Alves referiu ainda que há “muitas centenas de cabeças de gado” que morreram com as chamas e sete a oito microempresas afetadas.

No concelho de Arganil, contabilizam-se três vítimas mortais.

Duas pessoas morreram a tentar salvar os animais em Cerdeira e uma na sua própria casa, na freguesia de São Martinha da Cortiça, informou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE