Saúde

Quanto tempo temos para comer ovos cozidos?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 12-12-2023

Os ovos são daqueles alimentos que não podem faltar. Além de serem altamente nutritivos, são fáceis de preparar e consumir. Porém, sabe como armazenar os ovos adequadamente e prepará-los para que não estraguem?

PUBLICIDADE

Se os ovos não forem guardados pode ocorrer o surgimento de bactérias, principalmente devido ao calor. Portanto, deve-se prestar a devida atenção, tanto durante o preparo quanto durante o armazenamento. 

Especialistas em saúde pública e nutrição acreditam que um ovo cozido deve ser consumido no máximo dentro de sete dias, desde que armazenado em condições adequadas, independentemente de tê-lo deixado com casca ou não.

PUBLICIDADE

O importante é que fiquem isolados de outros alimentos. Observe que, depois de cozidos, os ovos não devem permanecer numa temperatura ambiente por mais de duas horas. Após este tempo, devem ser refrigerados.

É normal que depois de algum tempo no frigorífico tenha dúvidas sobre o estado do ovo cozido. Para saber se pode consumi-lo, o melhor é colocá-lo numa tigela com água fria.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, caso fique no fundo do recipiente, não haverá problema em comê-lo. Se eventualmente subir à superfície, significa que está impróprio para consumo .

Também existe a opção de abrir o ovo cozido para verificar se há manchas ou odores incomuns. Quando a clara do ovo parecer acinzentada, verde ou roxa, evite comê-la. Ovos cozidos tendem a ter um odor muito desagradável quando se estragam.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE