Coimbra

Domingo é dia de Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-04-2014

A edição deste ano do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, numa organização conjunta do município de Penela e da União de Freguesias S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, vai decorrer no dia 13 de abril, entre as 08:45 e as 19:00.

PUBLICIDADE

“O evento tem lugar na Estação Arqueológica da Villa romana do Rabaçal onde todos os interessados poderão comprar e degustar não só o famoso queijo Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como o vinho Terras de Sicó, azeite Sicó, mel e nozes, entre outros”, sublinha uma nota da Câmara de Penela.

Com o certame, os seus promotores pretendem “sensibilizar toda a sociedade para a arcaica atividade de pastorícia e da produção tradicional do Queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore”.

PUBLICIDADE

“O visitante é assim convidado a reviver o ambiente do palácio da Villa romana do Rabaçal desde o século IV, até à atualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola, onde pequenos rebanhos andarão a pastar”, refere, na mesma nota, a autarquia. Oficinas infantis para o fabrico de pão, queijo e elaboração de mosaicos romanos, pintura ao ar livre, jornadas de discussão técnica sobre laticínios, recriações históricas e um festival de folclore, com o apoio do Rancho Folclórico do Rabaçal, são algumas das atividade que decorrerão durante todo o dia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE