Cidade

150 000 Euros para Festas de Fim de Ano em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-11-2016

Coimbra vai celebrar a entrada no ano de 2017 ao som dos GNR. Já se sabia, mas a partir de hoje é oficial.

PUBLICIDADE

carina-cidade

Esta e outras atrações do Reveillon conimbricense foram apresentadas hoje, 10 de novembro, na Câmara Municipal de Coimbra, pelos vereadores Carina Gomes e Carlos Cidade. O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra não conseguiu chegar a tempo da conferência de imprensa.(Ser líder de todos os munícipios não é fácil!)

PUBLICIDADE

Segundo a vereadora da Cultura, no último fim de ano terão passado pela Baixa mais de 100 000 pessoas. Acrescentou que a festa deste ano vai custar 152 494.00 Euros. O Réveillon de 2015 terá custado menos 38 000 Euros. 

O Vereador do Desporto destacou a realização de mais uma São Sivestre e o espectáculo de Panda e os Caricas no Pavilhão Mário Mexia.

PUBLICIDADE

publicidade

fim-de-ano-2

Os GNR, a  celebrar 35 anos de carreira, prometem atrair milhares de pessoas de várias gerações ao Largo da Portagem, o epicentro da festa.

Mas a animação estende-se a outros locais da Baixa, à semelhança de anos anteriores, onde também não faltam motivos para receber em festa o novo ano. 

O concerto dos GNR assim o ponto alto do programa de animação proposto pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, que irá animar a cidade de 26 de novembro a 7 de janeiro e que conta com um vasto leque de iniciativas, ao longo de sete semanas.

A contagem decrescente para 2017 será, segundo a CMC, um momento único para recordar os grandes êxitos dos GNR ao longo dos últimos 35 anos de carreira.

A banda de Rui Reininho atuará na Portagem, durante cerca de hora e meia, em simultâneo e sincronia com o sempre apreciado espetáculo de fogo de artifício, lançado de vários pontos do rio Mondego, que assinalará a entrada no novo ano.

A seguir aos GNR, a Portagem irá continuar a “dançar”com os Dj’s Kiss Kiss Bang Bang, que também atuam antes da banda principal.

Mas a festa não acontece só aqui. Na Praça do Comércio, actua a dupla de Dj’s Club Bandit, os Dj’s oficiais da rádio  Mega Hits e os Dynamic Duo.

O programa musical contempla outra paragem na Praça 8 de Maio,  com Rui Tomé a tocar Revival Music dos anos 70, 80 e 90.

O espaço do Terreiro da Erva, recentemente requalificado pela CMC e que “entra” este ano pela primeira vez na festa, actuam os conimbrincenses RockLuso.

O representante dos Rock Luso, o Vereasdor do desporto, a Vereasdor ds Cultura e um dos dj´s Club Banditz

O representante dos RockLuso, o Vereador do Desporto, a Vereador da Cultura e um dos membros de Club Banditz

O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, iniciativa promovida pela CMC, que entra agora na sua 4.ª edição, decorre de 26 de novembro de 2016 a 7 de Janeiro de 2017.

Ao longo de 43 dias, são inúmeras as propostas para todos os públicos, num “mix” que pretende não só dar a conhecer a diversidade cultural da cidade, mas também reforçar a sua atratividade nesta época natalícia, sem esquecer a promoção do comércio da Baixa de Coimbra e atrair público a esta área da cidade, valorizando-a e fazendo renascer aqui um espaço mais animado, mais vivido e partilhado por todos.

Concertos, um ciclo de cantares natalícios, atividades para crianças, visitas guiadas, teatro de rua, desfile de pais Natal, arte circense, contos de Natal e presépios, entre tantas outras atividades, vão colorir e alegrar as seis semanas de programação. Por vezes, em locais menos óbvios, como são os casos da Estação Ferroviária de Coimbra A ou da gare rodoviária da Av. Fernão de Magalhães.

O Desporto continua a ser outro dos pilares fortes do programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, congregando vários eventos, de diversas modalidades.

O destaque vai para a 39.ª Corrida de São Silvestre que, nos últimos anos, se tem vindo a afirmar no panorama nacional. Nesta edição sai para as ruas da cidade no dia 17 de dezembro.

E porque o Natal é também uma época de solidariedade, será efetuada uma recolha de livros destinados a uma biblioteca de Moçambique, entre 12 de dezembro de 2016 e 6 de janeiro de 2017, na Biblioteca Municipal de Coimbra.

Em actualização com som e imagem

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE