Coimbra

Coimbra: «Colóquio Religião e Alimentação» discute a gastronomia em crenças religiosas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-11-2022

O «Colóquio Religião e Alimentação» é uma iniciativa promovida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a Academia para o Encontro de Culturas e Religiões da Universidade de Coimbra (APECER-UC), o Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH-UC).

PUBLICIDADE

De 7 a 10 de novembro, os participantes vão contactar com as variações e a diversidade da gastronomia em grandes crenças religiosas: Judaísmo, Hinduísmo e Cristianimo. Composto por debates ao final da tarde, na Sala de São Pedro, na BGUC, seguindo-se provas alimentares no IUJP, o Colóquio vai mostrar como a gastronomia e a crença religiosa caminham muitas vezes de mãos dadas.

A maior parte das sessões está esgotada, mas ainda é possível assistir a algumas das tertúlias, às quais só se tem acesso com reserva prévia. Os interessados devem contactar a organização através do e-mail bg-eventos@bg.uc.pt.

PUBLICIDADE

O primeiro momento do Colóquio (7 de novembro, segunda-feira. às 18h00) é composto por duas conferências, que marcam o início duma «viagem pelo mundo maravilhoso da Religião e Alimentação», com intervenções dos Professores João Gouveia Monteiro e Paula Barata Dias. Este dia servirá para «apresentar os contornos da associação entre alimentos e religiosidade, abordando, com exemplos, muito especialmente, «os dois planos em que esta relação se torna estruturante para cada identidade religiosa: os alimentos enquanto parte dos mitos e dos discursos religiosos; os alimentos enquanto parte das funções e dos rituais religiosos», de acordo com a Prof. Paula Barata Dias.

No dia 8, terça-feira, depois da tertúlia conduzida por Debbie Suiza sobre a alimentação no Judaísmo, segue-se a prova gastronómica organizada por Raquel Ruah. No dia seguinte, para falar sobre a dieta alimentar no Hinduísmo e preparar alguns dos seus pratos, a convidada é Nalini Mulji. O «Colóquio Religião e Alimentação» termina no dia 10, com a abordagem da gastronomia no Cristianismo a ser feita pelo Chefe Doutor Luís Lavrador.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE