Coimbra

Saúde em Português promove segurança alimentar e nutricional no Município de Santa Cruz, Cabo Verde

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-12-2015

No âmbito do projecto de Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Santa Cruz (Cabo Verde), desenvolvido por Saúde em Português, iniciou-se hoje uma missão de serviço que decorrerá até dia 16 de Dezembro, com equipa constituída por Humberto Vitorino, médico e Vice-Presidente de Saúde em Português e João Pinto, técnico e engenheiro agro-alimentar.

PUBLICIDADE

Este projecto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem como objectivo principal promover as condições de escoamento da produção agrícola local e a valorização do programa de alimentação escolar.

Cabo Verde é um país onde subsistem ainda enormes desafios no que respeita à garantia da segurança alimentar e nutricional, em particular no que se refere à dimensão da disponibilidade de alimentos.

PUBLICIDADE

É um território que produz apenas cerca de 15% dos alimentos necessários para cobrir a sua demanda alimentar, sendo portanto 85% das suas necessidades asseguradas com importações comerciais e ajuda alimentar.

Este quadro, a par da sua condição de insularidade, coloca o país numa situação de elevada vulnerabilidade face ao exterior, comprometendo a sua soberania e segurança alimentar no plano interno.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, na introdução de novas culturas, para além dos alimentos que os caboverdianos|as já detinham, acrescentaram-se outras culturas como o abacateiro, a acerola, a azedinha, os citrinos, o maracujeiro, entre outros, sendo esta introdução de novas culturas articulada com os|as agricultores e agricultoras envolvidos no projecto.

Está ainda criado o Centro de Recolha, Embalagem e Certificação de Produtos Agrícolas na Cooperativa Agrícola Justino Lopes, que se encontra preparado para receber os equipamentos. Paralelamente, iniciou-se a formação de formadores em fruticultura e sistemas de rega, que foi ministrada por técnicos da Câmara Municipal de Santa Cruz a 6 agricultores que farão a sua disseminação aos restantes. De seguida, realizou-se um estudo sobre a situação nutricional das crianças em idade escolar (6-7anos e 9-10 anos) e um programa de sensibilização e educação para a saúde.

Esta missão de serviço irá avaliar as múltiplas actividades do projecto e permitir a sua conclusão com sucesso e melhoria das condições de vida da população, objectivo principal da acção de Saúde em Português.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE