Saúde

Programa de Emagrecimento em Grupo ultrapassou objetivos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-02-2015

Os resultados das primeiras edições do Programa de Emagrecimento em Grupo (PEG) da consulta de obesidade do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego (ACES BM) superaram, segundo a Administração Regional de Saúde do Centro, as espectativas e, por isso, a iniciativa repete-se agora, numa terceira edição que decorre até junho deste ano.

PUBLICIDADE

Este programa, da responsabilidade da nutricionista Ana Carvalhas do ACES BM, destina-se a utentes com excesso de peso e visa o emagrecimento através da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e da prática regular de exercício físico. Exemplar no âmbito dos programas de promoção da saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro considera que o PEG poderá vir a se replicado a nível de mais unidades de saúde da região.

Na primeira edição do PEG, o objetivo de perda de peso de 5% do peso inicial foi ultrapassado, tendo sido atingida uma média de perda de peso de 6%; já na segunda edição, este valor aumentou para 7%. A este propósito, vale a pena referir que existem numerosos estudos que demonstram melhorias clinicamente significativas das doenças associadas com perda de peso moderada de apenas 5% do peso corporal inicial.
Tal como nos programas anteriores, os participantes do PEG 3, que arrancou em janeiro, estão a frequentar sessões de educação para a saúde, com nutricionistas, médicos e psicólogos do ACES BM, workshops de confeção de ementas saudáveis e realizam atividade física ao ar livre com apoio de monitores de Educação Física.

PUBLICIDADE

O PEG, que preconiza o tratamento em grupo da obesidade, é dos únicos no país a nível dos cuidados de saúde primários. Tem como público-alvo utentes adultos do ACES BM da ARSC que apresentem excesso de peso e que, voluntariamente, queiram participar. As sessões têm a duração de 60 minutos, com avaliação prévia do peso e da composição corporal. Para além do programa de exercício físico e aquisição de hábitos alimentares saudáveis, os participantes seguem um plano alimentar que, a par com algumas restrições, integra fruta, legumes variados, iogurtes naturais sem açúcar, queijo fresco pouco gordo, fiambre, frutos oleaginosas, gelatina e água, ou infusões sem açúcar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE