Coimbra

Oliveira do Hospital representou Portugal na feira de emigração na Holanda

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-03-2016

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs – Emigration Expo” na Holanda.

PUBLICIDADE

sem nome

Naquela que é considerada a maior feira de emigração da Europa – com mais de 12.500 visitantes, destina-se a emigrantes e empreendedores, e a quem procura emprego ou pretende viver fora – foram divulgadas as iniciativas de acolhimento à comunidade estrangeira através deste projeto desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH).

PUBLICIDADE

De acordo com este promotor foi possível “informar holandeses e visitantes estrangeiros sobre o bem estar e qualidade de vida em Portugal” particularmente em Oliveira do Hospital cuja localização e paisagens fazem deste município “um local atrativo para onde emigrar”.

Hans de Herder explica que o stand foi muito procurado ao longo dos dois dias e que “muitas estavam interessadas em Portugal”, pretendiam conhecer mais do nosso país, uns para ficar durante o inverno e outros para desenvolver atividades profissionais.

“As pessoas ficavam surpreendidas por saber que algumas centenas de famílias holandesas e belgas encontraram uma nova vida neste concelho e região e foi estimulante ouvir alguns dizer que estariam interessados em visitar a nossa região”, nota o empresário que sublinha, “é difícil calcular o investimento na feira comparando com os benefícios mas parece que junto de um grande número de pessoas foi possível colocá-las a olhar para Portugal de uma nova maneira aprendendo que há mais do que apenas o Algarve”. “Poderemos ter bastantes visitantes no verão para explorar um novo mundo”, acrescenta Hans de Herder, lamentando não haver mais representações oficiais portuguesas.

PUBLICIDADE

publicidade

Oliveira do Hospital assume-se como um município amigo das várias comunidades e nesse âmbito criou o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, através do qual dinamiza o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital, e tem disponível um Gabinete de Apoio/Support Office que dá apoio e acompanhamento a residentes, funcionando no Gabinete de Apoio à Vereação.

Trata-se de uma plataforma de acolhimento e apoio aos novos residentes, estrangeiros e nacionais, que fomenta o diálogo e ações em vários domínios. Enquanto projeto de boas práticas no contexto de acolhimento a novos residentes, foi formalizada a adesão ao programa governamental “Mentores para Migrantes” e tem sido reconhecido publicamente por diferentes organismos nacionais.

Neste momento, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, promovido pelo MOH é um dos cinco finalistas, a nível nacional, nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação. A votação do júri colocou o projeto do MOH em segundo lugar encontrando-se a decorrer a votação aberta ao público, até dia 18 de março, que deve ser feita em – https://www.d21.me/vote/VkB4p5gtx . A votação do júri e a votação do público terão um peso de 50% na pontuação final que determinará o projeto vencedor deste prémio.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, e vereador do Turismo lembra que “com a participação das várias comunidades e com o empenho de vários empreendedores, o Friendly Municipality tem conseguido: ajudar pessoas no seu dia a dia; afirmar-se como iniciativa reconhecida de boas práticas, e projetar o nome de Oliveira do Hospital na Holanda”.

“Convidar visitantes para o nosso território e criar o ambiente para se tornarem novos residentes, têm feito deste projeto um caso de sucesso e uma plataforma reconhecida”, acrescenta, sublinhando que “também neste domínio, Oliveira do Hospital soube inovar com resultados positivos para a sua economia local e marketing territorial”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE