Cidade

Manuel Machado manda fazer mais uma Rotunda!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-04-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar, na reunião de dia 4 de abril, o projeto de execução de uma nova praça na Rua da Alegria.

PUBLICIDADE

rua da alegria

A CMC informa que “a  obra  pretende valorizar a abertura do Jardim Botânico à Baixa de Coimbra, tendo em conta o previsível aumento de frequência turística desta artéria quando for inaugurada a ligação “Da Baixa à Alta pelo Botânico”.

PUBLICIDADE

O projeto está também articulado com duas propostas que poderão avançar em breve: a instalação de uma linha de elétricos históricos entre esta zona e a margem esquerda e a circulação de miniautocarros no percurso do Jardim Botânico.

O documento prevê o alargamento da zona de paralelepípedo em frente à entrada do Museu dos Transportes, espaço esse que permitirá conferir à nova praça uma outra dimensão, escala e dignidade, privilegiando a relação entre a cidade e o visitante que se dirige ao Jardim Botânico vindo da beira-rio ou que desceu da zona histórica. O projeto de execução inclui ainda a reformulação do espaço público envolvente, desde as ligações à Av. Emídio Navarro, pela Rua da Alegria e pela Rua de Olivença.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção contempla a substituição do pavimento, predominantemente asfalto, por calçada de cubo de granito, o alargamento dos passeios nas zonas de atravessamento e a substituição dos lancis degradados e em betão por lancis de granito. Nas zonas de circulação partilhada (automóvel/pedonal), optou-se pelo lajeado de granito, obrigando, assim, à redução da velocidade. Está ainda prevista a colocação de contentores enterrados, de forma a reduzir o impacto visual negativo dos contentores atuais.

A aposta passa ainda pela valorização do circuito Parque Verde – Botânico, com a criação de passadeiras na Av. Emídio Navarro, uma antes da rotunda e outra a meio da avenida – para servir a zona central do Parque Manuel Braga – e a reformulação da passadeira junto à antiga estação de comboio.

A iluminação ública também será melhorada, para proporcionar uma maior segurança a quem percorre este local à noite.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE