Coimbra

Cultura e sentidos no Museu Municipal de Alvaiázere

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-03-2015

  No passado domingo dia 01 de março, o Museu Municipal de Alvaiázere inaugurou 2 exposições que estarão patentes ao público, de terça-feira a domingo, entre as 09:30 e as 17:30.

PUBLICIDADE

unnamed (19)

Depois de um primeiro momento musical, pelo coro polifónico Alva Canto (que interpretou diversas peças sobre a temática do amor sagrado e profano), com a presença da Vereadora da Cultura,Sílvia Lopes, foi inaugurada a exposição O Sagrado e o profano, dos colecionadores Adriana e João Seixas, com cerca de 350 peças da autoria de  artesãos conceituados (nomeadamente Rosa e Júlia Ramalho, Rosa e Júlia Cota, Família Mistério, Família Baraça, entre outros).

PUBLICIDADE

Os presentes foram, então, convidados a viajar pelos vários núcleos expositivos, onde puderam contemplar procissões, presépio em velas, diabos, Cristos crucificados, a Última Ceia, alminhas, os signos, entre outros

A tarde continuou com a inauguração da exposição Conceito, forma e sentidos, da autoria de Jorge Araújo. Nesta mostra de pintura e escultura, os presentes foram convidados a contemplar as formas e conceitos de maneira a sentirem as peças de forma plena, a ditar sentidos (re)interpretados.

PUBLICIDADE

Para encerrar a tarde, teve lugar um porto de honra em que se propiciou a conversa e partilha descontraída entre os visitantes, artista e colecionadores. Neste momento informal, então, potenciou-se o sentido do trabalho desenvolvido pelo Museu Municipal de Alvaiázere em prol da cultura e deste território que se pretende afirmar pela diferença.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE