Coimbra

Câmara de Coimbra apoia Instituto Pedro Nunes

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-08-2016

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje um protocolo de colaboração, válido por um ano, que atribui um apoio financeiro de 27 mil euros ao Instituto Pedro Nunes (IPN) – Incubadora.

unnamed

PUBLICIDADE

O montante  destina-se a apoiar a implementação e dinamização do Internet Innovation Hub, das redes europeias EIT ICT Labs e FIWARE (Future Internet) em Coimbra. Até 2019, o apoio do Município a este projeto do IPN – Incubadora irá totalizar 110 mil euros.

Por parte do IPN – Incubadora, o protocolo de colaboração foi assinado por Teresa Mendes, presidente, e por Raimundo Mendes da Silva, vice-presidente.

PUBLICIDADE

publicidade

Em contrapartida, o IPN – Incubadora continuará a colaborar com a CMC na montagem e gestão do espaço de cowork e estrutura de incubação de empresas culturais e criativas, que será instalado no edifício da Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição.

O IPN – Incubadora acolhe o Internet Innovation Hub Portugal, no âmbito do projeto I3H – Incubating Innovation Internet Hubs, tendo sido escolhido pelas plataformas europeias FIWARE (Future Internet) e EIT ICT Labs.

No espaço europeu, a EIT ICT Labs é a organização líder para a Inovação e Educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foi criada em 2010, por iniciativa da União Europeia, como uma das primeiras Comunidades de Conhecimento e Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

Em comunicado enviado a NDC a CMC garante que “a  afirmação de Coimbra na área das tecnologias de informação e comunicação é pública e notória. Neste setor em particular, estima-se que o IPN tenha contribuído para a criação de mais de 2000 postos de trabalho diretos e 5000 indiretos.

Segundo a autarquia, “o surgimento, em Coimbra, do Internet Innovation Hub Portugal permite à cidade uma projeção nacional e internacional que só projetos deste nível permitem, contribuindo, igualmente, para a diferenciação positiva da cidade no que toca à atração deste tipo de empresas.

Permitirá ainda a Coimbra condições únicas para a projeção das suas empresas, tornando este território mais apetecível na captação de futuros investimentos, conclui a CMC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE