Voluntários vão iniciar limpeza da área ardida da Lagoa da Vela

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-01-2018

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela, em parceria com a Associação Vela Pravida, Junta de Freguesia do Bom Sucesso e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

Lagoa da Vela

PUBLICIDADE

Esta sexta feira, dia 5 de janeiro de 2018, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, do presidente da junta de freguesia do Bom Sucesso, Carlos Batata, e do vereador responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, Miguel Pereira, teve início a ação de limpeza de 7ha de área ardida, com o reconhecimento do terreno e a formação das equipas de voluntários que, ao longo dos próximos seis meses, irão proceder ao corte e recolha de acácias ao redor da lagoa, sendo o material cortado e recolhido disponibilizado para autoconsumo dos operadores/populares.

A ação, que tem como objetivo a reflorestação da área com espécies nativas, como carvalhos e ulmeiros, tem a supervisão do ICNF e será acompanhada e apoiada pelos serviços técnicos do Município, incluindo sapadores florestais. A liderança das equipas de voluntários, que usufruirão de seguro, formação e equipamentos de segurança, é assumida pela Associação Vela Pravida. Em nome da associação, José Cabete lembrou que o objetivo da Vela Pravida «é a preservação da Lagoa, que tem de começar com a limpeza das suas laterais». Para os voluntários, garantiu, «mais do que o benefício da madeira que poderão recolher, trata-se de trabalhar por uma causa que é de todas, a água em geral, que é um bem cada vez mais precioso, e a Lagoa da Vela, em particular, que é uma das pérolas do nosso Concelho».

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara agradeceu a colaboração dos voluntários, considerando que a mesma «atesta a preocupação da população com a preservação de um património que é de todos». O edil sublinhou ainda que «a Autarquia não podia alhear-se desta iniciativa que conjuga esforços da junta de freguesia, de uma associação e de muitas pessoas, assumindo-se, pelo contrário, como um parceiro ativo desta ação».

Os interessados em participar nesta ação de voluntariado podem fazer a sua inscrição junto da Associação Vela Pravida, com sede na antiga escola primária do Camarção, às terças e sábados à tarde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE