Saúde

Vinho tinto faz bem ou mal à saúde?

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 16-03-2024

Em Portugal, o vinho é mais do que apenas uma bebida, é um elemento central da gastronomia e do convívio.  A presença deste néctar em quase todas as refeições é uma característica da cultura portuguesa.

PUBLICIDADE

Mas afinal: O vinho tinto faz bem ou mal à saúde?

Paula Beirão Valente, citada pela Máxima refere que pode apresentar vantagens para a saúde cardiovascular e não só, mas tudo isto tem a ver com moderação.

PUBLICIDADE

Segundo a nutricionista da Clínica Espregueira, no Porto, “estes compostos antioxidantes têm um efeito protetor no nosso organismo que permite a prevenção do processo de oxidação das células, contribuindo, a título de exemplo, para a saúde da nossa pele e reforço do sistema imunitário. A presença de resveratrol, principalmente, no vinho tinto, está também associada à prevenção de doenças cardiovasculares”.

No entanto, não são só coisas boas. Se olharmos para o valor nutricional do vinho tinto, percebemos que “o álcool não é uma boa fonte de nutrientes, fornecendo 7 calorias por grama de álcool, chamadas de ‘calorias vazias’, que podem pôr em causa qualquer dieta de emagrecimento”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE