Coimbra

Vila Nova de Poiares tem a água de melhor qualidade no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-11-2019

O Município de Vila Nova de Poiares conseguiu em 2018 uma percentagem de 100% de água segura, ficando em primeiro lugar no ranking distrital em matéria de qualidade de água para consumo humano.

PUBLICIDADE

Os dados são da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e, nesta sequência, Vila Nova de Poiares conseguiu renovar, pelo terceiro ano consecutivo, o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano.

O certificado será entregue ao Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, na cerimónia de entrega dos “Prémios dos serviços de águas e resíduos” promovida pela ERSAR em parceria com o Jornal Água & Ambiente, que terá lugar no próximo dia 10 de dezembro.

PUBLICIDADE

Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «estes resultados vêm comprovar a excelência da água que é fornecida à população e a importância de que se reveste a nossa aposta na remodelação e renovação da rede de abastecimento, que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos», apontou, dando como exemplos as intervenções já realizadas em vários locais do concelho, onde foi totalmente substituída a rede de abastecimento não só de água como de saneamento e águas pluviais.

Refira-se que a maioria da água é fornecida em alta pela empresa Águas do Centro Litoral, S.A, e depois distribuída em baixa pela Autarquia aos consumidores, à exceção de uma única captação própria do Município, que abastece as localidades de Ervideira, Casais, Sobreiro e Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar dos excelentes resultados, o mesmo responsável explicou que «ainda há muito a fazer, nomeadamente no que respeita ao cadastro da rede e à renovação de condutas obsoletas que, apesar de não afetarem a qualidade da água, significam uma percentagem elevada de perdas que comprometem a eficiência do sistema».

É um trabalho que está a ser desenvolvido e que será uma das prioridades da nova entidade intermunicipal, APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, que a partir de janeiro de 2020 irá assegurar a gestão dos sistemas municipais de abastecimento de água, saneamento de recolha de resíduos e, no âmbito da qual, já foram efetuadas candidaturas aos fundos estruturais europeus para intervenção e renovação das redes de abastecimento de água e saneamento básico prevendo-se um investimento de cerca de 4 milhões de euros em Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE