Primeira Página

Vila Nova de Poiares sai em 2025 da situação de excesso de endividamento

António Alves | 4 meses atrás em 13-01-2024

O presidente da câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, anunciou este sábado, 13 de janeiro, que a autarquia irá sair em 2025 do processo de assistência financeira. “Esta será uma vitória de todos”, afirmou.

PUBLICIDADE

No discurso realizado no Centro Cultural de Poiares, inserido no programa do 126.º aniversário da Restauração do Concelho, o autarca lembrou que quando inicou funções em 2013 tiveram a “surpresa das surpresas, era um dos municípios mais endividados de todo o país”. Essa situação obrigou o município à maximização das receitas que teve consequências no esforço tributário dos poiarenses.

“Têm toda a razão os poiarenses que comparam o seu esforço tributário e com o dos munícipes de outros concelhos e se sentem injustiçados”, disse. Mas, como fez questão de lembrar, esse esforço permitirá que os próximos executivos não encontrem a câmara “nas mesmas condições em nós a encontramos”.

PUBLICIDADE

Apesar deste feito não ter direito “a qualquer tipo de inauguração”, como acontece com uma obra, João Miguel Henriques afirmou que a saída do pedido de resgate financeiro “marcará definitivamente o fim de um dos períodos de gestão mais difíceis da história do nosso município”.

Na presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o presidente da câmara teve oportunidade de distinguir as empresas PME Excelência do concelho (Higipoiares, Lda; M.N.carvalho &C Cª, Lda e Unitractores) e homenagear os trabalhadores aposentados e que estão a trabalhar no município há 15 (Alzira Ferreira, Cristina Costeira, João Ferreira e Zita Martins) e 25 anos (António Gomes, António Craveiro e Paula Freitas).

PUBLICIDADE

publicidade

Foram atribuídas medalhas de mérito Grau Ouro na área empresarial (Maxivisão – Carvalho e Martins, Lda), na área da educação (Lídia Ferreira), cultura (Fernando Correia e Judite Pereira) e comunicação (César Granjeio).

Carregue na galeria e conheça dos homenageados do Feriado Municipal de Vila Nova de Poiares

No seu discurso, João Miguel Henriques garantiu que o município está a trabalhar para aproveitar as oportunidades dos vários programas de financiamento europeu através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do PT 2030.

No âmbito do PRR, já está em execução a candidatura “Bairros Comerciais Digitais” no valor de 700 mil euros e já foram submetidas candidaturas para a requalificação de equipamentos públicos na área da educação e da saúde.

Na habitação, vão ser intervencionadas 12 habitações particulares para acolher famílias de menores disponibilidades económicas e irão ser transformadas três antigas escolas primárias em alojamento de transição.

A construção do parque verde municipal, a requalificação de contro histórico urbano da vila e a expansão dos parques industriais são outros dos projetos previstos para os próximos anos.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a cerimómia do Feriado Municipal

O Dia do Município contou ainda com a inauguração da rede de ciclovias e vias de circulação pedonal no concelho e de três equipamentos na Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades – Misericórdia de Vila Nova de Poiares.

Veja os Diretos Notícias de Coimbra do Feriado Municipal de Vila Nova de Poiares

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE