Coimbra

Vila Nova de Poiares realizou testes serológicos na comunidade escolar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-09-2020

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares realizou mais de 130 testes serológicos na comunidade escolar, nomeadamente a todos os professores e demais pessoal auxiliar, de forma a poder avaliar a eventual presença do Covid-19 em todos os agentes educativos antes do início do ano letivo.

PUBLICIDADE

Os testes foram feitos na sede do Agrupamento de Escolas EB 2,3 Dr. Daniel de Matos e nos três centros escolares do Concelho, numa ação que contou com a colaboração do Centro de Saúde local e de alguns dos seus técnicos de saúde.

PUBLICIDADE

Juntamente com esta ação, foi realizada também a higienização e desinfeção de todas as salas de aula e espaços de uso comum dos edifícios dos diferentes polos escolares, com recurso a geradores de ozono, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

O Município de Vila Nova de Poiares dedicou ainda uma especial atenção à questão dos transportes escolares, reforçando a resposta existente com novas carreiras à hora de almoço, por forma a evitar a aglomeração de alunos na escola, procurando que se garanta o cumprimento das normas e recomendações das autoridades de saúde, num processo devidamente articulado com a Direção do Agrupamento.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o Presidente da Câmara, João Miguel Henriques, «estas medidas são mais um contributo para todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma concertada entre todas as entidades locais, para que o início do ano letivo possa decorrer da melhor forma possível e com as condições de segurança adequadas, tendo em conta a situação de pandemia que vivemos, destacando «a articulação permanente com o Agrupamento de Escolas, preparando da melhor forma o arranque do ano letivo, neste ‘novo normal’ que vivemos, reorganizando procedimentos, e definindo regras e planos de contingência».

Refira-se que entre as muitas medidas de segurança adotadas pelo Agrupamento de Escolas estão a implementação de sinalização através de marcas e sinalética, criação de circuitos específicos com definição de fluxos de entrada e saída, disponibilização de um kit de 3 máscaras certificadas pelo CITEVE para 25 lavagens (alunos, pessoal docente e não docente), dispensadores de pé para álcool gel em todas as escolas do agrupamento, entre outras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE