Região

Vila Nova de Poiares: Beneficiários de RSI apresentam projeto social “Horta do Coração”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-06-2021

A apresentação do projeto de inovação social “Horta do Coração” decorreu na reunião do Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares, pelos próprios beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), que deram conta do trabalho de aquisição de competências sociais e familiares que têm vindo a receber no âmbito do projeto “Voltámos à Casa da Luísa… agora com o Luís”, cuja entidade gestora é a APPACDM e promovido pelos parceiros no âmbito do Núcleo Local de Inserção de Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

Na primeira edição do projeto que pretende criar espaço de produção e de venda de produtos biológicos, priorizando pequenas cadeias alimentares, estão envolvidos cerca de 20 beneficiários de RSI. O objetivo do projeto, para além de trabalhar as ‘soft skills’ dos beneficiários e família, potenciando as competências pessoais, sociais, familiares e profissionais dos beneficiários, potenciou também a participação e um maior envolvimento dos homens nas sessões realizadas e que, estrategicamente, abordam, através da educação não formal, assuntos como a violência doméstica, o alcoolismo, a saúde do homem e da mulher (saúde oral, higiene do corpo, doenças masculinas e femininas), a organização habitacional e a gestão doméstica, a igualdade de oportunidades e de género, os perigos habitacionais e das redes sociais, entre outras.

Uma das inovações deste programa reside no objetivo da integração dos beneficiários em mercado de trabalho e, sobretudo a autonomia e valorização pessoal, social e profissional.

PUBLICIDADE

O projeto, na sua primeira edição, com 11 módulos mais teóricos, teve inicio em janeiro de 2020 e termina com um sub-projeto, mais prático e interligado com os sub-projetos das outras duas edições, o qual foi denominado a “Horta do Coração”.

Assim, e na sessão “Dar Voz à Luísa e ao Luís”, o grupo foi recebido pelo Executivo Municipal para apresentar e defender o seu trabalho, desenvolvido pelo grupo nas várias sessões realizadas. Assim foi apresentada a maquete do sub-projeto onde, os envolvidos se propõem desenvolver a produção de produtos hortícolas biológicos, tendo já em vista, nas próximas edições de prosseguimento do projeto com a criação da “Loja do Coração” procurando que, esta ideia de negócio, impactante a nível social, seja verdadeiramente autossustentável.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto mereceu a aprovação e felicitação de todos os vereadores do Executivo, que se renderam à dinâmica e força de vontade dos intervenientes.
Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “é extraordinária a capacidade de trabalho e de dinâmica que as pessoas conseguem desenvolver quando sentem que acreditam nelas”, explicou, “referindo que é este tipo de projetos que o Município gosta de apoiar, promovendo a inclusão social e apostando na maior riqueza de um concelho, a matéria humana e a capacidade de desenvolver competências sociais geradoras de felicidade e bem-estar”.

O projeto intitulado “Voltámos à Casa da Luísa… agora com o Luís”, foi alvo de candidatura a nível nacional, no âmbito do Portugal Inovação Social, e aprovada para três anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE