Política

Vice” do PS/Coimbra perde a confiança do Secretariado

Rui Avelar | 2 semanas atrás em 17-04-2024

O vice-presidente da Federação distrital do PS/Coimbra perdeu a confiança política do Secretariado, terça-feira (16), durante uma sessão deste órgão executivo, soube NDC.

PUBLICIDADE

Daniel Antão, que não acatou uma sugestão para renunciar à qualidade de membro do Secretariado, é ‘número dois’ do órgão executivo (eleito pela Comissão Política federativa sob proposta de João Portugal, líder partidário de âmbito distrital).

A quebra de confiança tinha sido precedido pela destituição de Antão do pelouro da Organização.

PUBLICIDADE

Em causa está a inscrição de perto de três centenas de pessoas como militantes do PS de Condeixa-a-Nova, assunto que levanta dúvidas sobre o desempenho de Daniel.

Em recente reunião, o órgão executivo federativo, liderado por João Portugal, dividiu-se acerca de duas propostas: uma no sentido de do assunto ser dado conhecimento à entidade titular da acção penal (MP) e à Comissão Nacional de Jurisdição partidária, outra com vista à suspensão das adesões e apenas a participação à CNJ.

PUBLICIDADE

publicidade

A inscrição da matéria na ordem de trabalhos do Secretariado da Federação distrital conimbricense do Partido Socialista ficou a dever-se a um pedido de esclarecimentos da autoria de António Ferreira, líder concelhio do PS/Condeixa.

Segundo fontes partidárias, o vice-presidente da Federação agiu à revelia do Secretariado ao dar aval à inscrição de centenas de militantes no âmbito de uma Concelhia partidária (a de Condeixa-a-Nova), cuja liderança deverá ser disputada pelo vereador António Ferreira e pela ex-autarca Liliana Pimentel.

Esta terça-feira, dois terços dos dirigentes presentes numa sessão do Secretariado votaram no sentido de ser feita participação ao Ministério Público (entidade titular da acção penal).

Na resposta dada a António Ferreira pelo órgão executivo da Federação de Coimbra do PS, a cujo teor NDC teve acesso, é dito que “Daniel Antão não tem (…) poderes próprios para vincular o Secretariado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE