Coimbra

Viagem à volta do mundo com comida de rua estacionada em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

O jardim municipal, em Montemor-o-Velho está transformado num espaço de degustação de comida de rua e de convívio. 

PUBLICIDADE

Até domingo, dia 30 de junho, as deliciosas e sempre surpreendentes propostas gastronómicas das 11 foodtrucks prometem uma volta ao mundo gastronómica. Suécia, Itália, Bélgica, França, Portugal, Hungria, Tailândia, Estados Unidos da América e México são alguns dos países que pode “saborear” em Montemor-o-Velho na segunda edição do Street Food Literário.

Para além de originais e pitorescas, as foodtrucks estacionadas em Montemor são “especiais”, como as qualifica Maria João Botas, da Street Food On Tour, e muitas delas são premiadas não apenas em eventos de streetfood mas também em concursos nacionais, como é o caso dos Fofos da Rainha que este ano conquistaram o troféu “Chocolate do ano prata” na feira internacional de chocolate de Óbidos com o chocolate com alfarroba.

PUBLICIDADE

Tentações não faltam mas para além de uma viagem carregada de sabores pelas cozinhas do mundo, este festival de rua, que “partiu da iniciativa da unidade de cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho”, “celebra o espaço público e demonstra que há muitos pretextos irresistíveis para visitar e sentir este concelho do Baixo Mondego”.

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que carimbou nos passaportes dos onze foodtrucks estacionados na vila, reforçou que o evento “se apresenta ainda melhor que no ano passado e que a diversidade gastronómica é proporcional à qualidade e originalidade presentes no II Street Food Literário”. “Só resta as pessoas virem até Montemor-o-Velho, degustarem estas comidas deliciosas, percorrerem o nosso território, conhecerem a nossa História e as nossas estórias, divertirem-se e usufruírem de um espaço único que é este nosso jardim municipal, com uma vista deslumbrante para o Castelo”, sublinhou Emílio Torrão.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas nem só de comida vive este festival. Ao longo destes três dias, os visitantes poderão partir à descoberta do centro histórico de Montemor-o-Velho, com um original roteiro que une o património à literatura. No sábado, pelas 22 horas, está agendado um momento de conversa e música com António Manuel Ribeiro, UHF. Nos dias 28 e 29, há ainda lugar para os workshops de ilustração “by MoSk” e para o Coreto Literário, pensado para os mais pequenos, com jogos, artes plásticas, pinturas faciais e contos. Domingo, a tenda de atividade ClimAgir vai levar os participantes numa volta pelas alterações climáticas no território da CIM-RC. 

O II StreetFood Literário é organizado pelo Município de Montemor-o-Velho, em parceria com a associação Street Food On Tour, tendo a colaboração do Montemor Sketchers – MoSk e da CIM-RC (ClimAgir), e o apoio do Hotel Abade João.

 A entrada é livre.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE