Coimbra

Viagem à Educação do Século XXI com menos alunos e mais desafios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-10-2018

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) promoveu no dia 24 de outubro, no Convento São Francisco, o seminário intitulado Viagem à Educação do Século XXI!, destinado à comunidade educativa regional. 

PUBLICIDADE

No seminário foram abordadas várias temáticas relacionadas com integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de aprendizagem, a importância do espaço como promotor de aprendizagem, a importância de educar para os valores, a aprendizagem ao longo da vida entre outros, em painéis denominados “Todos abordo!”, “Instantâneos”, “Viajar na Crista das Ondas” ou “Relatos da Aventura”.  

A sessão de abertura, intitulada Rampa de Lançamento ,contou com intervenções de Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Carlos Alexandrino,Vice-Presidente da CIM e líder da autarquia de Oliveira do Hospital e de Alberto Fateixa, da Estrutura de Missão de Promoção do Sucesso Escolar.

PUBLICIDADE

O seminário serviu para Jorge Brito apresentar o programa Realiza.te, iniciativa intermunicipal que conta com um orçamento de 7,4 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

No próximo ano lectivo deverá registar-se uma redução de 2800 alunos matriculados na escolas da CIM RC, anunciou o Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da Região de Coimbra ao apresentar esta “estratégia integrada de combate ao insucesso escolar e promoção do sucesso escolar”.

Jorge Brito adiantou que no âmbito deste programa a região se comprometeu a diminuir em  10% a taxa de abandono precoce.

Nesse momento, o secretário executivo da CIM RC sublinhou ainda que é previsível que em 2031 nasçam menos de 1000 crianças nos 19 concelhos da comunidade, sendo expectável que até lá exista uma redução de quase 60 000 habitantes (cerca de 12%)! 

No que diz respeito à dimensão demográfica, há motivos para alguma preocupação, há motivos para fazermos algum reajustamento, alertou Jorge Brito nesta viagem pela comunidade escolar da região de Coimbra.

 

João Costa, Secretário de Estado da Educação, Jorge Brandão, Vice-Presidente da 
CCDRC e João Ataíde, Presidente do  CIM  e da Câmara Municipal da Figueira da Foz encerraram a sessão.

No final desta Viagem à Educação do Século XXI!, saiu de uma mala a faixa “tudo o que a sua imaginação consiga alcançar, que resumirá o pensamento daqueles que rumaram até ao Convento São Francisco.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE