Portugal

Vendas de herbicida cancerígeno aumentam e só alguns municípios deixaram de o usar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 14-06-2023

As vendas de glifosato, um herbicida conhecido por ter efeitos cancerígenos e que é usado para acabar com as ervas daninha, têm vindo a crescer e, em 2021, foram vendidas mais de 1800 toneladas, segundo o Jornal de Notícias (JN),

PUBLICIDADE

Dos 308 municípios do país, apenas 21 e 51 juntas de freguesia deixaram de utilizar este químico ou qualquer produto semelhante em áreas urbanas, de acordo com dados recolhidos pela Quercus.

“As vendas diminuíram 22,7% entre 2014 e 2017, mas desde 2018 que crescem em flecha. Os últimos dados, publicados este mês, mostram que, em 2021, foram alienadas 1829 toneladas de glifosato, mais 527 toneladas face a 2017, representando 77,8% das vendas de herbicidas em Portugal”, como mostram os relatórios anuais da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e citados pelo JN.

PUBLICIDADE

“Após os grandes incêndios [em 2017], a falta de meios para limpar o território pressionou muito a população e várias entidades para o uso de herbicidas em larga escala. Por outro lado, com o avanço da agricultura intensiva, começámos a verificar, cada vez mais, o uso em áreas florestais” explica, ao jornal, Alexandra Azevedo, presidente da Quercus e coordenadora da campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas. Embora o Governo se comprometa a incentivar o uso sustentável de fitofarmacêuticos, as estatísticas nacionais refletem que “as preocupações manifestadas se contradizem pelas práticas”, lê-se na notícia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE