Vamos

Vem aí o Halloween. Coimbra entra na brincadeira? Veja o vídeo!

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-10-2022

O Halloween, tradicional festa norte-americana é celebrado a 31 de outubro e é conhecido pelo facto de as crianças se mascararem de monstros e saírem à procura de doces. Esta é uma festividade reproduzida por vários países, incluindo em Portugal.

PUBLICIDADE

O Pão por Deus em Portugal é uma tradição antiga com raízes semelhantes às do dia das Bruxas ou Halloween, no qual as crianças batem às portas a pedir doces ou travessuras.

No dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saiam à rua e juntavam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta, com os versos e lenga-lengas do Pão por Deus. 

PUBLICIDADE

Com o mediatismo do Halloween, a tradição popular de cantar os famosos “Bolinhos e Bolinhós” nas diversas localidades do país é cada vez menor. 

As crianças ainda são quem mais vive o espírito. Normalmente são feitas festas nas escolas onde os mais novos têm oportunidade de se disfarçarem e de sentirem a energia deste dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Coimbra, tal como em outras localidades de Portugal, há quem mantenha viva esta tradição. “Costumo ir com os meus netos sempre que posso. Quando era novo também ia, no entanto, nessa altura, as coisas eram diferentes. Íamos pedir a merendeira”, referiu um senhor de 82 anos ao Notícias de Coimbra.

Uma criança também nos disse que vai festejar com os amigos na escola e que gosta muito desta data. Estava com a mãe na Baixa de Coimbra, tinha acabado de comprar o seu disfarce e estava ansiosa para o usar.

Apesar desta data ser celebrada maioritariamente por criança, são muitos os adultos que ainda aderem a estas brincadeiras. As discotecas e bares costumam realizar festas temáticas e nas lojas de disfarces vêm-se também graúdos à procura do melhor figurino.

Vampiro, Harry Potter, disfarces das mais recentes, e também das antigas, séries de televisão, há muito por onde escolher.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE