Coimbra

Vêm aí 152 milhões de euros para a Região de Coimbra. Acordo “possível” assinado hoje

António Alves | 1 mês atrás em 18-03-2024

Programas de sucesso educativo, reforço da capacidade da Proteção Civil e gestão eficiente dos recursos hídricos são alguns dos investimentos previstos no Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinado esta segunda-feira, 18 de março, entre a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

A verba inscreve-se na estratégia de desenvolvimento territorial prevista no âmbito do programa de fundos comunitários Centro 2030 e, cuja divisão, permitirá à CIM RC um investimento da ordem dos 179 milhões de euros, dos quais 152 contarão com verbas comunitárias.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente da CIM RC, Emílio Torrão, referiu que este “não é o documento que queríamos, é o possível”. E explicou porquê: “em primeiro lugar, a verba é menor em relação ao que foi gasto no Centro 2020; depois, tem algumas lacunas na área da regeneração urbana para os 14 municípios que não dispõem de Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o que nos preocupa muito”.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e veja os convidados da sessão

O autarca reconheceu ainda que, apesar das regras que são impostas pela Comunidade Europeia e pelo Programa Operacional Portugal 2030, foi possível obter um consenso interno nos 19 municípios da comunidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“O consenso foi gerado e isso privilegia a confiança mútua”, frisou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Emílio Torrão

Do lado da CCDRC, a presidente Isabel Damasceno salientou a importância do consenso obtido no seio das 19 autarquias da comunidade. Agora, e como fez questão de frisar, “a hora é de executar”, pois o fecho tardio do Centro 2020 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) levaram a que só agora fosse possível chegar a um acordo.

Sobre os benefícios que este protocolo trará, a responsável acredita que em 2030 teremos uma região “mais próxima dos cidadãos e com mais confiança junto das comunidades”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Isabel Damasceno

A apresentação das principais linhas que constam no contrato foi feita pelo secretário-executivo da CIM RC, Jorge Brito. Na sala estavam todos os presidentes e uma vice-presidente das 19 autarquias da comunidade e elementos do Conselho Diretivo da CCDRC.

Veja os Diretos Notícias de Coimbra com a apresentação do contrato e discursos oficiais

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE