Vamos

Vai abrir um Museu da Rádio e das Máquinas Falantes

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 08-04-2024

O Museu da Rádio e das Máquinas Falantes abre em Alcobaça, no dia 25 de abril, disponibilizando mais de cinco mil peças que retratam a história da tecnologia do som, das telecomunicações e da radiodifusão.

PUBLICIDADE

O novo museu irá tornar acessível ao público um espólio de 5.300 peças do “universo das máquinas falantes”, integrando, segundo o museólogo da Câmara Municipal de Alcobaça, Alberto Guerreiro, “desde fonógrafos, gramofones ou caixas de música até à parte elétrica da radiodifusão”.

O museu é um antigo projeto da autarquia, do distrito de Leiria, que em 2009 adquiriu o espólio do colecionador Madeira Neves, um antigo funcionário da Emissora Nacional, natural da localidade de Cela, no concelho de Alcobaça.

PUBLICIDADE

Entre as peças que agora integrarão uma exposição permanente contam-se 443 rádios, 125 telefones, 287 microfones, 1.104 discos de vinil e 42 fonógrafos.

O museu irá “organizar-se em dois núcleos, o primeiro dedicado à questão mecânica, com as caixas de música, fonógrafos e a melhor coleção pública de fonogramas”, e o segundo “dedicado à parte elétrica das telecomunicações e radiodifusão”, disse à agência o Lusa o coordenador.

PUBLICIDADE

publicidade

Localizado nos antigos armazéns Vazão, na Rua Araújo Guimarães, no centro de Alcobaça, o museu terá ainda “alguma interatividade, porque vai ter ambientes sonoros que vão documentar as salas onde se encontram as peças”, explicou Alberto Guerreiro.

O museólogo exemplificou com “dois postos de escuta onde as pessoas vão ter contacto com sons históricos como a primeira comunicação telefónica feita por Bell [Alexander Graham Bell, fundador da Bell Telephone Company], a comunicação da ida do homem à lua ou sons do programa de rádio do filme Guerra dos Mundos, de Orson Wells”.

Numa componente mais local, o museu permitirá também a escuta de áudios ligados à história das duas rádios do concelho, a Cister FM e Rádio da Benedita.

O museu representa um investimento de cerca de 400 mil euros e será inaugurado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que irão decorrer no concelho entre o dia 19 deste mês e o dia 04 de maio.

O programa integra exposições, concertos, espetáculos, tertúlias e uma caminhada pela liberdade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE