Saúde

Usa gotas oftálmicas? Fique atento a este alerta

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 10-07-2023

Foi emitido um alerta, esta segunda-feira, 10 de julho, pelo Infarmed a dar conta da “falsificação dos dispositivos médicos Refresh Tears e Optive do fabricante Allergan”. Neste sentido, a recomendação é para que sejam suspensas a comercialização e o uso destes produtos.

PUBLICIDADE

Segundo a informação disponibilizada e citada pela SIC Notícias, as embalagens dos produtos falsificados apresentavam o texto do selo de segurança em preto. “Não apresentavam o número de lote nas cartonagens” e “os rótulos dos frascos conta-gotas não apresentavam o lote nem a data de validade”, refere.

A falsificação foi identificada no México, adianta o Infarmed, acrescentando que já alertou “todos os distribuidores que notificaram a comercialização destes dispositivos médicos para a existência destes produtos falsificados”.

PUBLICIDADE

Além disso,  “recomenda a todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso os produtos falsificados sejam eventualmente detetados, os mesmos não sejam adquiridos nem utilizados, devendo a situação ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt”.

Aproveitando esta situação, a autoridade reforça o apelo a que “dispositivos médicos sejam sempre adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja sempre evitada a compra dos mesmos em domínios online”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE