Universidade

Universidade de Coimbra reabilita antigo Instituto Geofísico

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 15-06-2023

 A Universidade de Coimbra vai investir cerca de 400 mil euros na reabilitação do edifício principal do antigo Instituto Geofísico, para acolher centro de investigação da Faculdade de Economia, referiu a instituição.

PUBLICIDADE

As obras, que terão a duração de cerca de cinco meses, têm em vista a reabilitação do edifício situado na avenida Dias da Silva para acolher o CeBER – Centre for Business and Economics Research (Centro de Investigação em Economia e Gestão), referiu a Universidade de Coimbra (UC), em resposta à agência Lusa.

O edifício estava “parcialmente desocupado”, sendo que o espólio do mesmo será assumido pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC, localizado em Santa Clara, explicou.

PUBLICIDADE

A empreitada deve-se ao aumento da atividade do CeBER, que funciona em instalações da Faculdade de Economia (FEUC) desde a sua criação, em 2016, referiu.

“Neste momento, a falta de espaço é um grande constrangimento para o seu crescimento, causando restrições à contratação de novos investigadores e ao convite a investigadores convidados para desenvolverem em Coimbra atividades conjuntas com investigadores do CeBER”, realçou a UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Universidade de Coimbra, um espaço próprio vai permitir “aliviar estas limitações” e potenciar o aumento da atividade daquele centro de investigação, ao mesmo tempo que liberta os espaços atualmente utilizados na FEUC (três salas e parte de uma sala partilhada), “que tem elevadas taxas de ocupação de todos os seus espaços”.

A intervenção tem “pouco impacto patrimonial”, centrada na resolução de problemas e patologias do antigo Instituto Geofísico e desenvolvimento de todas as infraestruturas necessárias, como energia, águas e esgotos, rede informática e climatização, aclarou a UC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE