Coimbra

Universidade de Coimbra propõe ciclo de música Orphika com 38 concertos

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 03-11-2023

A quinta edição do ciclo de música Orphika, que se realiza de 08 de novembro a 08 de dezembro, é composta por 38 concertos e seis eventos a decorrer em vários espaços da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Temos 38 concertos além de outros seis eventos convergentes que amplificam, por assim dizer, a experiência da fruição estética”, afirmou o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

De acordo com a UC, o evento pretende combinar a investigação, formação e a execução artística.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação do programa da quinta edição do ciclo de música Orphika, que decorreu hoje no Teatro Académico de Gil Vicente, Delfim Leão referiu que os concertos acontecem em vários espaços de Coimbra, visto que uma das preocupações da instituição é “tornar toda a cidade num grande palco”.

A Capela de São Miguel da UC, a Praça do Comércio, na Baixa da cidade, o Convento de Santa Clara-a-Nova e a Igreja de São José são alguns dos locais onde vão decorrer as atuações.

PUBLICIDADE

publicidade

Pela primeira vez, a Sé Velha de Coimbra vai acolher um espetáculo, intitulado “In Memoriam Pedro Thalesio”, pela Associação Capela Gregoriana Psalterium, no dia 12 de novembro.

Outra das novidades são os novos parceiros que integram a iniciativa, como é o caso da Associação Alma de Coimbra, um grupo de antigos estudantes da UC, composto por um coro masculino que é acompanhado por piano, contrabaixo, violino e pontualmente percussão e por um grupo de guitarras no feminino, com a guitarra de Coimbra e viola.

A Associação Alma de Coimbra com a UC e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais vão apresentar um concerto de fado “Sons da Portugalidade”, no dia 24 de novembro, no grande auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

O vice-reitor deu ainda destaque à performance musical “Restos Sonoros”, que acontece no dia 21 de novembro, pela secção de escrita e leitura da Associação Académica de Coimbra (AAC), um espetáculo que “faz confluir a poesia e a música”.

No primeiro momento, a oficina “A forma da poesia” explora a construção poética a partir das noções de verso, rima e ritmo, sendo que, após o ‘workshop’, todo o público é convidado a integrar uma ‘jam session’.

Já o concerto “Natais do Mundo” leva o ouvinte a viajar por canções de Natal de quatro continentes, de países como Moldova, Coreia do Sul, Austrália e Chile, no dia 26 de novembro, na Igreja do Carmo, pelo Coro Staccato com a Associação Cultural Os Destacados.

O repertório de Natal será interpretado nas línguas originais de cada país.

A maioria dos concertos que compõem o programa, organizado pela UC, tem entrada gratuita.

Toda a programação pode ser consultada através da ligação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE